quarta-feira, março 09, 2022

6. M.




Visitei a Ermida de Nossa Senhora de Mércoles em 2017 e dela haveria muito a dizer, mas se até os entendidos não têm certezas sobre as suas origens, limito-me a transcrever parte da informação que encontrei e deixar dois links que poderão interessar aos mais curiosos.

«O culto a Nossa Senhora de Ermida de Mércoles é um misto de lenda, de culto pagão e cristão e, talvez por isso, a Ermida que lhe é consagrada apresente vários estilos e sobreposições.

Numa pequena elevação coberta por oliveiras e azinheiras, o cabeço de Mércoles, a 3 Km de Castelo Branco, para noroeste, foi construída uma ermida, que sofreu várias alterações desde a existência, no local, de um templo pagão. A sua fundação é atribuída aos Templários em finais do séc.XII.

O seu estilo é de transição de românico para o gótico. O portal da entrada e dois portais laterais são ogivais. O pavimento da capela está em plano inferior ao do terreno, sendo, por isso, necessário cinco degraus para se descer.

Este é um lugar de encantamento e a cujo templo estão ligadas duas lendas. A designação de Mércoles parece ter sido o nome atribuído ao monte.»

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74250/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ermida_da_Nossa_Senhora_de_M%C3%A9rcoles

M

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais um monumento que não conhecia. Lindo
Luisa

Justine disse...

Apetece visitar e explorar todas os caminhos que as tuas fotografias propõem!

Anónimo disse...

Depois de ver as magníficas fotos fiquei com vontade de ir conhecer esta ermida. Sempre a aprender com os vossos textos.

Teresa

Mónica disse...

Bonita, simples, antes que cheguem os exageros