quarta-feira, março 23, 2022

6. M.


 

 


O Barroco e outros estilos

Capela de Nossa Senhora da Esperança em Abrunhosa, freguesia de São Miguel de Vila Boa, Concelho de Sátão, Viseu. Comemorou 250 anos em 1 de Setembro de 2018. Não admira, portanto, que tenha «diversos estilos arquitetónicos e decorativos, como o maneirista, o barroco, o rococó e o joanino.»

Penso que podem imaginar o espanto que é chegar a esta localidade, depois de passar por estradas estreitas, e depararmo-nos, quase no meio do nada, com esta capela. E o espanto continua quando entramos e vemos aquele interior e ouvir o órgão tocado por quem dele está responsável e se encontrava lá naquele momento a ensaiar para uma cerimónia. No entanto, para mim, aquela decoração é excessiva e sufocante e nunca me levaria à oração. No despojado exterior, sim, é possível, seja ela qual for.

M

https://www.visitviseudaolafoes.pt/listagem/capela-de-nossa-senhora-da-esperanca/ 

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiD9o6s-9n2AhXJh_0HHU4VCaAQFnoECAMQAQ&url=https%3A%2F%2Fdiocesedeviseu.pt%2F2018%2F09%2F01%2Fpatrimonio-capela-de-nossa-senhora-da-esperanca-comemora-250-anos%2F&usg=AOvVaw3KbPwyQ_YvtJX3-d-zAd2B

6 comentários:

Mónica disse...

Mesmo espantoso, cheia de pormenores requintados. Muita devoção para gastar tanto dinheiro :))) ou o lugar já foi pujante e rico? Ou foi patrocinada por um mecenas? Ou? Estes contrastes que ignoro intrigam-me

bettips disse...

É absolutamente espantoso, a partir desse largo e fachada tão simples, encontrar tais riquezas! Bela reportagem, M. E concordo que tanto "trompe d'oeil", tanta decoração exuberante me absorveriam os sentidos, que não o da interioridade.
Aprecio mas sou pelo despojamento silencioso.

Anónimo disse...

Muito bonitas estas fotos. Não conheço o lugar mas não há dúvida que é espantosa a comparação entre a simplicidade exterior e a demasiada decoração interior. Aliás dá-se o mesmo fenómeno na que é chamada a "joia do barroco" português, a Igreja de S. Rpque em Lisboa.

Teresa

Justine disse...

O interior da capela é sumptuoso, mas também prefiro o seu exterior simples e despojado!

Anónimo disse...

Lindíssimo! Tenho pena de não conhecer
Luisa

Licínia Quitério disse...

Um bom desfile das decorações do barroco. É realmente surpreendente o contraste entre a simplicidade do exterior e o excesso do interior.