quinta-feira, março 17, 2022

6. M.


O Mosteiro de Alcobaça, também conhecido como Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português, tendo sido começada a sua construção em 1178 pelos monges da Ordem de Cister.

«Uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português, tornou-se a principal Casa desta Ordem religiosa, graças a uma continuada política de protecção régia, iniciada por D. Afonso Henriques. As dependências medievais ainda conservadas fazem do Mosteiro de Alcobaça um conjunto único no mundo, a que acrescem as edificações posteriores, dos séculos XVI a XVIII, como importante testemunho da evolução da arquitectura portuguesa.
Está inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO.»

M

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_Alcoba%C3%A7a

http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/sipa.aspx?id=4719

6 comentários:

bettips disse...

É muito sublime... Deambulei por lá há muito tempo atrás mas as tuas fotos estão bem ilustrativas desse exemplar belo/gótico.

Anónimo disse...

Lindissimo este Mosteiro. Também já andei por lá com grande satisfação por tanta beleza
Luisa

Justine disse...

É uma pérola, o Mosteiro de Alcobaça! E sempre com coisas para descobrir! Actualmente serve de sala de música para o Festival Cistermúsica, e ouvir música nos seus claustros tem de facto um outro encanto.

bettips disse...

Palavra Puxa Pensamento... e quem se lembra da canção da Mª de Lurdes Resende:
"Quem passa por Alcobaça
Não passa sem lá voltar..."?

Mónica disse...

Moi :) desse pedaço da letra, o resto não sei.

Anónimo disse...

Bonitas fotografias com o contraste de luz e sombra. Todo o Mosteiro é lindíssimo mas lembro especialmente a cozinha, como nunca vi em lado nenhum.
É engraçado a Bettips lembrar a M. de Lurdes Resende. Onde já vai esse tempo!

Teresa