quinta-feira, março 02, 2023

3. Licínia


“O Machico é uma pequena vila, a Leste do Funchal. Orgulha-se, saudosamente, de ter sido a primeira capital da Ilha. Do Machico, três motivos ficaram para recordar: as crianças, muitas, loiras, sujas, de lindos olhos tristes; a Rua da Banda d’Além; e o cheiro a mosto que impregnava o ar e prenunciava o Outono.”

Isto escrevi quando há muitos anos visitei a Madeira. Voltei recentemente e no Machico fotografei a estátua do descobridor Tristão Vaz Teixeira, no largo da Igreja Matriz. Quando aqui aportou em 1419, viu uma ilha coberta de arvoredo. Por tamanha abundância foi compreensivelmente chamada Ilha da Madeira. Ainda hoje lá persistem árvores autóctones, como os loureiros e os vinháticos da floresta Laurissilva, que são proveito e orgulho dos seus habitantes. 

Licínia

8 comentários:

Anónimo disse...

Uma linda ilha toda em madeira
Luisa

bettips disse...

Tirando as brutalidades do "jardim", que subsistem, é a tal "Pérola do Atlântico". E sabiam-no bem os ingleses e nórdicos que aí se instalaram. A floresta é encantadora, na sua exclusividade.

Mónica disse...

Também andou um Tristão por São Tomé ou estarei a confundir?

Justine disse...

Nenhum nome de terra foi mais adequadamente aplicado!

Licínia Quitério disse...

Mónica, quem andou em São Tomé foram João de Santarém e Pedro Escobar. Não sei de nenhum Tristão.

mena maya disse...

Fui à Madeira há quase 57 anos com o meu pai. Aterrei no cockpit, uma sensação!!! Dei a volta à ilha com um tio meu, que foi director dos Serviços Florestais da Madeira e Porto Santo.

M. disse...

Uma terra onde de vez em quando penso que talvez ainda consiga visitar.

Anónimo disse...

Não conheço a Madeira e deve ser bonita, principalmente a floresta Laurissilva.

Bonita foto.

Teresa