quinta-feira, março 16, 2023

9. Mónica


 

Terra. Terra-a-terra. Pessoa terra-a-terra. A tua avó Elisa é muito terra-a-terra. O adjetivo púdico e irónico que ouvia acerca da minha avó. Uma espécie de pessoa não-qualificada-segundo-as-nossas-regras. Ou como a própria diria “comigo é pão-pão queijo-queijo”. Muitos anos depois dela morrer chegou-me esta fotografia, noto uma falha no dente que não conheci, terá ido ao dentista corrigir? O mesmo estilo de sapatos, sapatos de salto alto que passaram a ser em cunha, uma coleção deles, presumo que tenha feito o vestido, copiado de alguma vedeta de preferência, o chapéu estaria a cobrir o cabelo ripado e com laca? falta a echarpe vaporosa que atirava sobre o ombro com mesmo olhar poderoso, tem os lábios pintados aposto que estão pintados de vermelho e ligeiramente fora do contorno para parecerem maiores. Mais tarde ainda chegou-me uma carta que ela escreveu ao meu avô enquanto aguardava pelo barco que a levaria e ao meu pai, uma carta de mulher apaixonada e aflita pela demora em estarem juntos. Pão-pão queijo-queijo? Terra-a-terra? Que bluff! É assim avó se soubesses o que já escavei na tua genealogia dirias “cala-te e reduz-te à tua insignificância”. Havemos de nos reencontrar debaixo de terra. Eu e tu muito terra-a-terra.

Mónica

8 comentários:

Licínia Quitério disse...

Muito parecida com a avó. E não me refiro ao aspecto físico.:)

Mónica disse...

Tipo bluff?

Justine disse...

Uma delícia, a ironia a enfeitar o teu muito bem escrito texto sobre a tua elegante avó
"terra-a-terra" :-):-)

bettips disse...

Riso e roupas e chapéu lindos. Tão bem descrito que a sentimos. Não me parece terra a terra, tem muito charme nos pormenores, mas se o disseram...

Margarida disse...

Excelente foto igualada pelo excelente texto! Ironia ñ te falta, Mónica! Adorei

Anónimo disse...

Muito sofisticada a Avó.
Gostei da originalidade do texto.

Teresa

M. disse...

Muito bonita esta tua avó de quem falas com tanta ironia e sabedoria. Adorei o teu texto.

Anónimo disse...

Tudo, menos terra-a-terra
Luisa