quarta-feira, novembro 15, 2023

2. Bettips


No fim da Exposição de tantos pintores dessa corrente de Pintura de fins do século XIX -  inícios do séc. XX - e tantos quadros e autores de perder a cabeça e o olhar… achava-se a “loja de souvenirs”. E eu que sou (era) uma consumidora de lembranças físicas, adoro comprar pequenas coisas que me recordam os lugares que visito, vi imensas coisas que me agradavam, quadros, livros, postais, canecas, pratos, almofadas, toalhas, tabuleiros, peças de cozinha, eu sei lá! só com fotografias, que evidentemente tirei…: de Monet, de Van Gogh e outros. Como diriam antigamente: estava na retranca pelo que apenas comprei dois ímans, um de cada um, mas ficaram-me os olhinhos nos lenços/écharpes, com reproduções de pinturas. Os de seda esvoaçante custavam € 120,- cada um… Aqui vai o “souvenir” dos dois ou quatro? azuis, mais à frente do bloco de outros (3), pendurados atrás. Devo ter comprado uns postais para a minha eclética colecção de paisagens, figuras e figurinhas. Mas como agora é tudo teclado e os correios não são de fiar – que o diga alguém a quem enviei há mais de um mês um envelope com gravuras e pinturas, incluindo palavras cheias de graça – jazem algures, em branco, nas gavetas e caixas dos armários. Animo-me: ainda posso rever e mostrar as imagens.

Bettips

6 comentários:

M. disse...

E perde-se bem a cabeça quando nos encontramos diante da Beleza. Sem dúvida ela é um aconchego nas nossas vidas e os lenços são uma boa associação a essa ideia de aconchego.
(Também eu um dia comprei um livro com as imagens de obras e biografia de um pintor chinês que tinha na capa a fotografia do quadro que estava à venda na montra da loja e pelo qual me apaixonara)

Justine disse...

Ficaram as fotografias, e poderás sempre imaginar-te com uma dessas belas écharpes aconchegando o teu pescoço!

Teresa disse...

Lindas écharpes que devem corresponder à maravilha das pinturas.

Mónica disse...

Afinal o teu lenço é muito parecido com os da loja de souvenirs. Gostei das fotografias lado a lado. Uma espécie de antes e depois

Anónimo disse...

Lindos esses lenços

Na semana passada, não sei se viste a minha correcção ao teu comentário sobre a minha reforma. A foto não foi tirada nos jardins da Gulbekian mas sim nos jardins da minha empresa, ali mesmo em Cabo Ruivo em pleno centro industrial

Luisa

mena maya disse...

É difícil resistir a alguns souvenirs. Fotografar dá uma ajudinha.