quarta-feira, novembro 29, 2023

2. Bettips




 

Esta obra grandiosa de Claude Monet está exposta na L’Orangerie, Paris, numa sala circular, com luz apropriada e como o pintor idealizou mostrá-la. O mural foi oferecido por ele à cidade de Paris, em 11.11.1918, no dia seguinte à declaração do armistício que acabou com a I Grande Guerra Mundial. Segundo o que li e fotografei (mas ficou ilegível) seria desejo de Claude Monet que a contemplação destes painéis fosse um símbolo da Paz e da harmonia entre os homens. Há ligações na internet sobre este episódio e lendo aquelas palavras comovi-me muito. Tanto mais que, como sabemos, a II Guerra eclodiu umas décadas depois, e as outras guerras sucederam-se e estão hoje a acontecer. Vale-nos o que conhecemos de belo, o que vemos de bom e o que sentimos no imaginário. E nos é recordado agora como Ecologia que é, afinal, o respeito e a admiração pelos ciclos da Natureza.

A ligação para um dos artigos está abaixo:

https://www.musee-orangerie.fr/fr/collection/les-nympheas-de-claude-monet/histoire-du-cycle-des-nympheas

Bettips

6 comentários:

Mónica disse...

Maravilha de texto a combinar com as pinturas.

bettips disse...

Apenas uma nota a quem interessar: na ligação que deixo após o texto, há uma visita virtual do Museu L'Orangerie. Basta ver/ler (em francês) e correndo tudo para baixo, da descrição do museu, inauguração e obras, há um item "visite virtuelle". Clicar. Acima, do lado direito do écran de um dos quadros, há um homenzinho amarelo que, carregando, vos leva à volta da sala. Assim para fazer uma ideia... da sala elíptica e da sucessão de pinturas em volta.

Anónimo disse...

UM VERDADEIRO SÍMBOLO DA PAZ
lUISA

Teresa disse...

Maravilhosas fotos do Monet. Não conheço o museu mas viu fazer a visita virtual, como sugeres.

M. disse...

E deste-nos um belo panorama desta obra de Monet, indo ao encontro do que o pintor desejava sobre o modo de a mostrar. É lindíssima. O teu texto é também revelador do que sentiste, e sentes, quando vês este painel, tanto no todo como nos pormenores. A visita virtual é um prazer também.

Justine disse...

Majestosos e simultaneamente suaves, esses paineis de Monet