quinta-feira, julho 19, 2012

7. M.

Oh! Que vejo eu ali?
Um retângulo de chocolate. Daqueles que desafiam a minha gulodice, embrulhados em papel de prata de chocolate culinário. Mesmo ali à beira do micro-ondas, para que não fiquem esquecidos. Depois da sopa amornada, depois do segundo prato estaladiço, a aguardar o momento da sobremesa dos meus almoços, logo atrás da fruta. Doçura indispensável. A barrar-me os dentes, a derreter-se-me na língua. A lembrar-me os irmãos Grimm e a história Hänsel und Gretel. Também ao meu redor esvoaçam passarinhos, entre o céu e os prédios altos presos à rua, e eu espreito-os. Pousam no parapeito exterior da janela da cozinha, a sacudir no bico alguma migalhita trazida de outro lado na pressa do voo. Mas, ao contrário dos dois irmãozinhos, por enquanto não preciso de espalhar migalhas de pão no caminho para o encontrar no regresso a casa. Quando, por distração, as deixo cair no chão, apanho-as logo. Com pá e vassoura. A pá e a vassoura usadas pela Cinderela nas tarefas caseiras impostas pela madrasta má e pelas irmãs invejosas?, perguntarão os leitores mais entusiastas de contos tradicionais. Não, esta pá e esta vassoura pertencem-me e juntam pedacinhos da minha infância retirados da imagem desse livro antigo de capa amarela brilhante onde uma jovem loira, com um vestido azul e sapatinhos de cristal, dançava nos braços de um príncipe encantado vestido de branco. 
Um vício diário o de comer retângulos de chocolate e desembrulhar memórias.
M

2 comentários:

bettips disse...

E até me fizeste lembrar "Ali-Bábá e os 40 Ladrões" (não, não falo do governo!) e o grito:
"Abre-te Sésamo!"

Justine disse...

...e de fazer voar uma imaginação rica e colorida! Voei contigo,M:)))))