quarta-feira, abril 28, 2021

1. Agrades

 Visitar um Museu,

Assunto difícil o de hoje; não sei por onde entrar, o que posso escolher pois já vi tantos, tantos, tantos. No Entroncamento vi o museu dos Caminhos de Ferro, que tem comboios inteiros, além de todas as outras coisas que lhe pertencem; em Nova York vi o Intrepid, um porta aviões que funciona como Museu e mostra aviões, carros de combate, soldados e tudo relacionado com a guerra moderna; no Tejo visitei a fragata D. Fernando e Glória, hoje a funcionar como museu.

Visitei grandes museus de pintura, de escultura, de arte sacra, de arte rupestre nos cinco continentes... e vi, também, em Almeida, um pequenino, modesto que me tocou profundamente: A Casa da Roda, que recolhia recém-nascidos abandonados.

Agrades

6 comentários:

Anónimo disse...

Nas minhas buscas genealógicas encontrei muitas crianças e adultos registados na "roda". Donde viriam eles? Quem os abandonou (ou salvou) desta maneira? Em Alenquer também havia uma mas perdeu-se o local onde esteve instalada.
Luisa

Mónica disse...

este assunto da roda é impressionante. Tenho uma amiga cuja bisavó era da roda do Porto e foi mandada com 13 anos para África para casar, quando ela chegou o bisavô da minha amiga recebeu-a com uma boneca e esperou que ela se fizesse mulher.

Mónica disse...

de manhã no autocarro a caminho para o trabalho fui comentando até chegar ao post da Agrades, quando o autocarro chegou à minha paragem e tive que sair. gosto logo de manhã, quando posso, ver as novidades de quinta-feira, obrigada pela boa companhia.

bettips disse...

É de uma humildade tocante, A. E tão real a desgraça de largar uma criança nesses tempos. Gostei da tua escolha.

M. disse...

A evocação de uma realidade terrível que foi essa. Foi bom sermos lembrados. Só o nome do museu magoa.

Justine disse...

É um pequeno museu mas muito, muito impressionante, sim!