quinta-feira, março 24, 2022

8. Mena M.


  

A Igreja da Graça e o convento foram fundados no século XIII, mais precisamente em 1291, para frades eremitas calçados de Sto. Agostinho, no Largo da Graça, em Lisboa. Estes foram reedificados no século XVI e restaurados após o terramoto de 1755 em estilo barroco, embora se tenha preservado o núcleo manuelino, constituído pelo baptistério e pela capela, assim como o claustro maneirista.

No interior da Igreja da Graça destacam-se os azulejos dos séculos XVI, XVII e XVIII; o trabalho em talha dourada dos altares em estilo rococó e as esculturas setecentistas das capelas intermédias, a decoração barroca da sacristia, com o teto alegórico, o grande painel das Relíquias e o túmulo de D. Mendo de Fóios Pereira. Tanto a Igreja da Graça como o antigo convento estão classificados como Monumento Nacional.

Mena

informações do site http://www.lisbonne-idee.pt

7 comentários:

Mónica disse...

Gosto da fotografia. Fez-me lembrar uma que tirei à igreja de Siza Vieira em Marco de Canaveses, lá estão as janelas mas o resto nada se compara :))

bettips disse...

É linda, é, ainda por cima situada num sítio de eleição. Uma bela imagem com essa luz esfumada!

M. disse...

Lindíssima, adoro a elegância e a cor. Ao vivo não conheço, portanto não faço ideia se é a tua fotografia que me leva a este meu sentir.

Anónimo disse...

Lindíssima fotografia. É um conjunto arquitetónico muito semelhante à basílica da estrela e ao convento de Mafra. Posso estar errada mas faço sempre essa associação.

Teresa

Justine disse...

É um belíssimo conjunto arquitectónico, e esse conheço bem, do meu "tempo de Graça"! Foi bom recordá-lo com esta tua excelente fotografia, pois já lá não passo há muitos anos...

Anónimo disse...

Lindo pormenor
Luisa

Licínia Quitério disse...

Esses janelórios têm semelhança com os da biblioteca de Mafra, com aquele enquadramento que me faz lembrar uma vela de barco.