quinta-feira, outubro 16, 2008

"Antepassados" por Maria

8 comentários:

M. disse...

A pedido da Maria aqui fica:

Gostaria que, junto com a fotografia, publicasses o seguinte texto:

"Como é mais do que óbvio não fui eu que tirei esta foto, que data da segunda metade do Séc. XIX... A figura central retratada, a ler o jornal e com o cão deitado a seus pés, era o meu trisavô Francisco.
As meninas, que se vêem atrás, deveriam ser algumas das suas filhas, (teve catorze filhos legítimos, ao todo, ao longo de três casamentos... dos ilegítimos desconheço o número, mas consta que teriam sido uma boa meia-dúzia ) talvez a minha bisavó Mafalda, que era a mais velha, se encontre entre as que aparecem na foto... nesse caso as outras poderiam ser as minhas tias-bisavós Isabel, Sara e Teodora (as quatro filhas do segundo casamento). Do primeiro, apenas teve um filho, o meu tio-bisavô Artur. Do terceiro, teve os restantes nove filhos, cujos nomes não vou aqui listar, para não me tornar mais maçadora). No fundo, estas recordações de família, a árvore genealógica de cada um, só tem interesse para o próprio e, nalguns casos, como é o meu, para a sua descendência directa. A minha filha Sara adora conhecer a história da família. Já o meu filho, António, não liga muita importância..."

Obrigada, Manela.
Um beijo.
maria

Conceição Paulino disse...

uma foto belíssima. A distribuição das figuras está fabulosa. Quem a tirou era artista. A impoente e bela figura masculina em tons escuros e as crinaças num branco desvanecendo-se na distância. Física e simbólica.
Bjs.
Luz e paz

Conceição Paulino disse...

uma foto belíssima. A distribuição das figuras está fabulosa. Quem a tirou era artista. A impoente e bela figura masculina em tons escuros e as crinaças num branco desvanecendo-se na distância. Física e simbólica.
Bjs.
Luz e paz

Anónimo disse...

Tão antigo e actual...
Agrades

mena maya disse...

A mim também me fascina a história da família.

Um autêntico patriarca, o teu trisavô Francisco!

Excelente retrato de outra época!

Luisa disse...

Para além de tudo: o interesse pela história da família, as recordações guardadas religiosamente, o respeito pelos nossos maiores, esta fotografia parece um autêntico quadro! Belíssima figura a do trisavô Francisco!

mac disse...

A figura masculina dominando o panorama...Um distinro senhor o teu trisavô.

bettips disse...

Um trisavô com pergaminhos e mantendo as meninas à distância, numa fotografia que marca uma época.
De repente, lembrei-me do "O Leopardo" do Visconti! Acho maravilhoso ir a este passado nosso, nobre ou não...sabemos lá o que herdamos de tanta essa gente atrás!