segunda-feira, julho 30, 2012

AGENDA PARA JULHO DE 2012

Foi assim, com as nossas 13 fotografias abaixo devidamente identificadas que respondemos ao desafio Fotografando as palavras de outros sobre estes excertos de um livro muito bonito:
«Agora que é Inverno, recupero a memória fotográfica do último dia de férias de Verão. Uma memória que se repete: todos os anos, no dia em que volto as costas às férias, após subir a duna íngreme que me afasta do mar, olho fixamente para trás, como se aquele fosse o derradeiro dia de praia. Na verdade, regresso muitas vezes àquela mesma praia, mas de facto só um ano depois, quando volta o Verão, é que ela me é devolvida. Só então volto a tomar a praia como minha, reacendendo-se inesperadamente, como num turbilhão, um sopro de felicidade absoluta. (...)
Se olho uma última vez para a praia, é porque sei que vislumbro ali um tempo parado, batido pelo sol. É um fugaz momento, mas que trago no regresso à cidade. Depois, basta-me fechar os olhos e ficar com a certeza que na memória tenho tudo. O calor, o vento e um mundo de ondas perfeitas. Muitas delas imaginadas. Estou convencido que a nostalgia de um lugar é mais rica se conservada como nostalgia, como se a sua recuperação significasse a morte da ideia que fazemos desse mesmo lugar. Agora que se passam semanas sem ver mar, vai-me bastando esse pulsar sereno que guardo do dia em que virei as costas ao Verão. Eu, por mim, estou convencido da superioridade daquele último olhar furtivo.» 
O Sal na Terra, Pedro Adão e Silva, Autor e Bertrand Editora (A Minha Estação Preferida, texto anteriormente publicado na revista SurfPortugal, em fevereiro de 2009)

5 comentários:

Benó disse...

A minha estação preferida é o outono e, possivelmente, em setembro não estarei por cá.
Por agora continuo de frente virada para o sol, para o mar, para os risos e correrias que me rodeiam.
Desejo a todas/os uns belos dias de descanso mas não se esqueçam da kodak para captarem os momentos insólitos e invulgares que só os vossos olhares conseguem captar.
Beijinhos e abracinhos.

jawaa disse...

Boas férias a todos!
Fiquemos assim com o mar.
Um abraço

M. disse...

Eu ficarei com o campo...

bettips disse...

O campo... o mar dos olhos na terra.

bettips disse...

Boa pausa, meninos e meninas: e como diz a Benó, não esquecer o click da kodak pensando em futuros desafios!