quarta-feira, julho 20, 2022

9. Mónica


Esperança – Aqui há uns tempos participei no PPP com uma fotografia de uma planta que trasladei para o pátio do prédio onde morava. https://outrostemas.blogspot.com/2018/12/9-monica.html. Nessa altura estava preocupada com a mudança das condições da futura vida da planta: de dentro de casa para o exterior. Deu-se bem no exterior, nunca mais a reguei, encharquei ou matei à sede, livrou-se da minha intervenção. E cresceu. Vencedora na luta com as pragas de hortelã, ortigas, caracóis, beatas, argamassa da obra vizinha, chuva, sol, sementes que para la ía deitando nas minhas experiências agrícolas sem sucesso. De vez em quando fotografava-a da janela do meu quarto. Este mês mudei de casa e trasladei novamente a planta, desta vez para um vaso e aqui está ela do lado direito. Surpreendeu-me a dificuldade que tive em tirá-la do canteiro, ganhou raízes profundas e largas, tive que comprar uma pá de jardineira-amadora para escavar fundo, cortar parte da raiz para a poder sacar da terra e colocar no vaso. Na minha total ignorância destas coisas da terra e das plantas espero não ter feito asneiras e que a planta sobreviva mais uma vez.

Mónica

4 comentários:

Justine disse...

Tem ar de ser uma planta resistente! Acho que o que esperas do seu comportamento irá realizar-se...

Anónimo disse...

Esperemos que sobreviva mas as plantas detestam mudar de lugar
Luisa

bettips disse...

Está crescida, se calhar gostou da mudança, terá esperança de viver melhor!

M. disse...

Fui revê-la na sua primeira morada e gostei de a ver aqui, mais forte e determinada. Que pensará ela da sua nova casa?