quinta-feira, novembro 24, 2022

2. Bettips

 

Gostei sempre, desde que me lembro, de vestes largas, das asas de pano adejando, ao estilo oriental ou dos nómadas no deserto. Foi um gosto ver esta exposição no MUDE, há anos, com antigos artefactos do povo japonês rural, do séc XIX. Acho que agora a moda chama-se "boho" ou boémia e o tecido é o Boro (farrapos, tecido da vida). Do que li na ocasião, são texturas diferentes, de origem vegetal e de plantas autóctones como o cânhamo, linho, amoreira e urtiga. Cerzidos os diferentes bocados num ponto que é característico, são depois tingidos em indigo, côr entre o violeta e o azul, que também provém de uma planta. O efeito é muito bonito. Para mim, penso que a necessidade também nos encaminha para as tão propagadas hoje: Sustentabilidade e Ecologia!

Bettips

9 comentários:

Mónica disse...

Poesia japonesa

Justine disse...

É exactamente a mesma exposição que nos cativou, B., no MUDE, há anos! Tinha peças belíssimas que me fascinaram...e que continuam na moda!

Anónimo disse...

Faz-me sempre impressão pensar que vestiria estes "trapos", pois dão-me a ideia de falta de limpeza
Luisa

bettips disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bettips disse...

Luisa: vendo o teu comentário e o que fizeste tb na Justine, gostaria de te fazer notar e reler (sem controvérsias com o que me disseste e eu concordo, quanto à limpeza ou falta dela) o meu texto sobre a foto. É bastante explicativo e refere a vida dos camponeses, no Japão, em 1800 e por aí. Não é de admirar a pobreza ou a falta de higiene. Admiro o engenho e as formas de reutilizar os farrapos.
Além de que eu refiro, logo no início, o "estilo" ou o corte, que esse sim, gosto muito. Moda ou não.
Abçs

M. disse...

Gosto dos tons, gosto da ligação entre a parte de fora e a parte de dentro. Gosto da arte de saber sobreviver.

Anónimo disse...

bettips
Compreendi muito bem o teu texto e o interessante que é essa maneira de utilizar plantas para fazer tecidos. O facto é que compreender e sentir são coisas diferentes. Sinto sempre repulsa quando vejo tecidos que outros já vestiram. É como uma alergia.
Luisa

Anónimo disse...

Claro que sim, aí compreendo-te perfeitamente. Ou melhor, sinto e percebo o que expressas. Estão assim os chamados pontos nos iiisss!
B

mena maya disse...

Acho fantástica esta arte de aoroveitar e transformar!