quinta-feira, novembro 10, 2022

6. M.


Não é linear falar de trabalho. Envolve acções e profissões diversas, desde as domésticas, agrícolas, fabris, médicas, intelectuais, administrativas, de professores, tantas são elas. Sabemos que as descobertas tecnológicas aplicadas em fábricas se foram impondo na sociedade passando as máquinas a substituir certas funções até aí desempenhadas manualmente. 

Comprar uma máquina de lavar roupa foi uma das decisões mais relevantes que tomei há uns anos. Impôs-se-me quando o meu filho nasceu e me vi confrontada com a desagradável tarefa de lavar as fraldas de pano. Até esse momento, a “roupa graúda”, como toalhas de mesa, guardanapos, colchas, lençóis de cama e de banho, era enviada para a lavandaria, só as peças mais íntimas e pequenas eram lavadas em casa, no tanque ou num alguidar. Bendita invenção que me facilitou a vida para sempre!

5 comentários:

Mónica disse...

(É verdade o tema dava para "filosofar") E depois veio a máquina da loiça, uma grande ajuda na azáfama diária.

Anónimo disse...

Ainda me lembro da lavagem da roupa no tanque. Um trabalhão!
Luisa

bettips disse...

Nas fábricas, à automatização correspondeu a perda de postos de trabalho. Mas aqui sim, uma das invenções caseiras que nos deu mais tempo e nos facilitou "o trabalho".

Anónimo disse...

Boa ideia lembrar esta máquina que para nós parece hoje indispensável. Antes das lavandarias era um trabalho duro lavar a roupa no tanque ou nos rios.

Teresa

Justine disse...

A ajuda da tecnologia aplicada à simplificação do nosso trabalho diário