Quando fui a Ázere, a primeira e única vez, não sabia que a família materna do meu avô materno era de lá, a mãe do meu avô é filha de Maria Dias de Oliveira de Ázere, Tábua, Coimbra, e de José António de Almeida Loureiro (a junção da conjugação de todos os nomes a ele atribuídos que encontrei) de Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão, Viseu. Duas aldeias vizinhas, separadas pelo rio Mondego, com o nome Ázere em comum e em distritos diferentes. A divisão administrativa tem destas coisas, uma espécie de Porto e Gaia ou Lisboa e Almada. Quando lá estive em passeio, com dólares fresquinhos, gostei tanto do lugar que pensei comprar uma casa de pedra em ruína e restaurá-la, ainda tenho as fotografias que tirei por dentro e por fora da casa, e com a placa de venda da imobiliária. Depois, pensei melhor, ou muito como é meu costume quando se trata de assuntos de dinheiro, e desisti da ideia. Também não sabia que iria trabalhar próxima dos negócios de vendas de casas, que iria ver com outra perspetiva esta coisa das casas, que o mercado imobiliário se tornaria um monstro e talvez tivesse sido um bom investimento. Que parvoíce. Que desculpas. Se eu não tivesse descoberto a minha relação familiar com o lugar, já teria riscado o lugar da minha memória e não estaria para aqui com divagações. Foi difícil encontrar a certidão de batismo do João, foi o sexto filho dos pais e gémeo do Domingos, o padre registou o batismo dos dois em nome de “Domingos e João, gémeos” num gatafunho miudinho. Terei que lá voltar um dia destes, com o ónus da genealogia.
Mónica
6 comentários:
Quando te li, desconhecia completamente este nome e este lugar. E estas coisas de procurar "nascimentos" é muito interessante. Pois foi pena, terias um moinho e o vento nele.
Também eu não sabia onde era este lugar e fui procurar. Que belo sítio! Adoro a limpidez da fotografia. Imagino o ar que lá se respira.
Encontrei este link, que se calhar também viram, mas aqui vai: Ázere
A foto é linda, a história dos teus antepassados muito intetessante. Dá vontade de ir visitar esses montes de moínhos.
Que história gira! Que mais nos dirão os nossos antepassados?... Devias ter comprado o moínho de pedra - hoje seria um luxo!
Lindos moinhos e que história interessante doa teus antepassados. A genealogia é um tema muito empolgante. Também nunca tinha ouvido falar desta terra. Vou procurar
Teresa
Enviar um comentário