quinta-feira, junho 04, 2026

6. Mónica


 

Quando fui a Ázere,  a primeira e única vez, não sabia que a família materna do meu avô materno era de lá, a mãe do meu avô é filha de Maria Dias de Oliveira de Ázere, Tábua, Coimbra, e de José António de Almeida Loureiro (a junção da conjugação de todos os nomes a ele atribuídos que encontrei) de Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão, Viseu. Duas aldeias vizinhas, separadas pelo rio Mondego, com o nome Ázere em comum e em distritos diferentes. A divisão administrativa tem destas coisas, uma espécie de Porto e Gaia ou Lisboa e Almada. Quando lá estive em passeio, com dólares fresquinhos, gostei tanto do lugar que pensei comprar uma casa de pedra em ruína e restaurá-la, ainda tenho as fotografias que tirei por dentro e por fora da casa, e com a placa de venda da imobiliária. Depois, pensei melhor, ou muito como é meu costume quando se trata de assuntos de dinheiro, e desisti da ideia. Também não sabia que iria trabalhar próxima dos negócios de vendas de casas, que iria ver com outra perspetiva esta coisa das casas, que o mercado imobiliário se tornaria um monstro e talvez tivesse sido um bom investimento. Que parvoíce. Que desculpas. Se eu não tivesse descoberto a minha relação familiar com o lugar, já teria riscado o lugar da minha memória e não estaria para aqui com divagações. Foi difícil encontrar a certidão de batismo do João, foi o sexto filho dos pais e gémeo do Domingos, o padre registou o batismo dos dois em nome de “Domingos e João, gémeos” num gatafunho miudinho. Terei que lá voltar um dia destes, com o ónus da genealogia.

Mónica

6 comentários:

bettips disse...

Quando te li, desconhecia completamente este nome e este lugar. E estas coisas de procurar "nascimentos" é muito interessante. Pois foi pena, terias um moinho e o vento nele.

M. disse...

Também eu não sabia onde era este lugar e fui procurar. Que belo sítio! Adoro a limpidez da fotografia. Imagino o ar que lá se respira.

mena maya disse...

Encontrei este link, que se calhar também viram, mas aqui vai: Ázere

A foto é linda, a história dos teus antepassados muito intetessante. Dá vontade de ir visitar esses montes de moínhos.

mena maya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margarida disse...

Que história gira! Que mais nos dirão os nossos antepassados?... Devias ter comprado o moínho de pedra - hoje seria um luxo!

Anónimo disse...

Lindos moinhos e que história interessante doa teus antepassados. A genealogia é um tema muito empolgante. Também nunca tinha ouvido falar desta terra. Vou procurar
Teresa