quinta-feira, dezembro 25, 2008

Recebi da minha amiga Luisa Neto este excerto de que gosto muito

“É tarde já, vão sendo horas – horas de quê? De nada. De existir. De olhar ainda a luz, a vida . De absorver em mim o universo e levá-lo comigo sem nada desperdiçar. De exercer o ouvido enquanto ouve, os olhos, o corpo inteiro para que nada fique dele sem se cumprir. De encher os bolsos de tudo o que se me dá ou sonhar mesmo o que me não deram e não deixar perder nada por distracção. De dizer a palavra vida e tudo nela florir logo na sua existência. (...). A luz, a luz. (...) Não é a luz sumarenta do Outono ou a luz pesada do Verão. É uma luz nítida e ainda fria dos gelos do Inverno. Recorta as coisas pelo seu limite a elas emergem inteiras do seu ser. Essencialidade da vida, é a altura de lavarmos nela as mãos e olhar. Entender aí a nossa relação com elas e sermos nós também na inteireza do que somos. Aprender a ver o mundo na sua estrita realidade sem um ver que nos cegue como o fogo do Verão e a moleza outonal. Aprender o limite do excesso de nós para conhecermos a alegria que nos não cansa ou a melancolia que tem pacto feito com a morte. Existir uma vez ainda no recomeço de existir. E saudar a vida ainda, como se pela primeira vez.“ Vergílio Ferreira (Escrever, 20/314)

2 comentários:

Zé-Viajante disse...

Esta tarde, num passeio já dificil pela Volta do Duche,( e o Simão por companhia...) só perguntava a mim mesmo, martelando: o que é a Vida ?
E mais não cabe aqui. E se calhar só cabe em mim.
Lindo texto de Vergílio Ferreira.

bettips disse...

Prece e desejo de...
... quase se consegue, num luzir de olhos conhecidos, na mão que encontra o bolso, no livro onde se espera ler o que nos transborda.
Quase os dias que esperamos sejam assim, iluminados.
***
Uma prosa positiva; o que precisamos para o Ano Novo. Ordenar o "caos". Dentro. Não desistir, antes resistir.
Bjinho à M. e amiga Luísa Neto. Obrigada.
***
A todos, desejo que encontremos - e existam encontrados - os melhores caminhos, os mais suaves, os mais alegres, os mais fáceis.
De viver, um Ano Novo e Outros.
Abraços em grupo. Em bando. Em molho de intenções.