quinta-feira, março 08, 2012

6. Licínia



Era uma vez... Assim o princípio do mar do encantamento. Uns olhos que se agarram à pele das palavras. Uma voz a ondear na praia. Um esvoaçar de mãos quase a aflorar o bater dum coração ansioso. Era uma vez... Assim se convoca a gota de mel ou o minúsculo cavalinho voador ou a menina de capinha vermelha ou a fada-passarinho tão leve tão leve a poisar na agudeza dos ramos do pinheiro alvar.
É urgente inundar de histórias os salões. A crueldade fez estragos nos olhos do sultão. Farto de virgens por uma noite, que o sangue delas, novo e quente, não logrou refazer o rasgão na tela do seu peito. Que volte Sherazade. Com outros véus, acrescentada de saberes e engenhos, com mil vozes por dentro das palavras, serena e digna, recuperada das infâmias, de ventre fértil e infinito canto. Liberta da raiva o sultão, suspende a degola dos inocentes, estende até nós o tapete mágico das palavras criadoras. Tu sabes, Sherazade, andam tão tristes os salões.

Licínia Quitério

8 comentários:

do Zambujal disse...

Belo texto. De cuidado e alerta.
Sim, cmo andam tristes os "salões"... Porque andam tristes os que desesperam e não cantam (apetece cantar/e ninguém canta...) porque não lutam e desesperam.
E montemos nos tapetes mágicos, ainda que gastos (como as palavras?...), surrados, remendados, mas com a alegria das palavras criadoras. Sempre novas.
Saudades/ções

~pi disse...

tão tristes andam que a dança
é urgente...
urgente é contar e
urgente
é
dançar!







~

Luisa disse...

Que venham muitas, muitas histórias alegrar os velhos salões onde se morre de tristeza.

Justine disse...

Adorei as incursões ao imaginário infantil, a referêencia a Chancerel, o passeio pelo nosso comum caldo cultural - enfim, o apelo à imaginação, à criatividade, ao sonho - ou não tivesses tu o coração cheio de poesia!

mena maya disse...

que ganhem raízes e dêem frutos as palavras criadoras!

bettips disse...

Em vez de o encantar... não seria melhor... exterminá-lo???
É que há sultões teimosos, agarrados aos seus dobrões de ouro...
Sherazade usará a imaginação desse tempo, creio.

(bela evocação, Lil, fui limpar a minha Lâmpada de Aladino e pedir 3 desejos ao génio...)

Anónimo disse...

Era uma vez, eram duas vezes, eram tantas vezes...
E as histórias voltam a surpreender e a encantar.
Agrades

Benó disse...

Que volte a Sherazade para nos encantar.