Sempre vivi com o mar debaixo de olho e ir à praia, em nova, era uma festa. Com o peso dos anos, prefiro caminhar ao longo das praias, sem pôr o pé na areia. Hoje lembrei-me de praias especiais que ficaram gravadas na minha memória.
No Vietnam visitei uma praia extensíssima onde os locais se aglomeram debaixo de chapéus de sol, ao monte, e ficam aí, vestidos dos pés à cabeça, a passar o seu dia de praia. E ao lado havia quilómetros de praia sem ninguém.
No México, na praia de Cancun, estava um calor abrasador e para me refrescar no mar, julgava que ia queimar as plantas dos pés naquela areia branca e finíssima. Fiquei surpreendida por a areia ser fresca. Soube depois que a areia resultava da erosão de conchas de animais marinhos e não aquece com o sol, como acontece por cá.
O Mar Morto também foi uma experiência interessante porque como a água tem muita salinidade flutua-se na água quase sem querer. A zona que experimentei tinha muitas pedras escorregadias e logo que escorregava nas pedras ficava a flutuar. Nessa praia eram famosas as argilas negras que faziam milagres nos rostos de qualquer idoso. Depois de bem revestidos de argila negra, os que se aventuravam a isso ficavam tão feios, tão feios que, quando retiravam a terra negra passado o tempo necessário, parecia que tinham rejuvenescido...
Agrades
8 comentários:
Gostei do efeito da terra negra 😁😁
Belas histórias de praias noutras culturas.
"La Vie en Rose"?
Realmente é estranha esta vontade de se juntarem em monte à sombra. Interessantes todas estas variedades de que falas a respeito das diversas praias. E quanto à tua observação sobre a fealdade de quem se revestia de argila negra digo: «Não há bela sem senão»...
Insteressantes memórias de praias longínquas. Gostava de expermentar a impulsão que nos põe a flutuar.
Teresa
Que estranhas praias tens conhecido
Luisa
Parecem cogumelos a saltar da terra, e em terra ficavam como nos contas, os praiantes. Cada terra com seu uso, ms tens de facto uma excelente colecção de prais nas tuas memórias.
Já tinha feito um comentário, mas por razão que desconheço não apareceu.
Parecem cogumelos a sair do chão.
Cada terra com seu uso.
Que grande colecção de praias tens Agrades, que decerto te trazem boas recordações.
Enviar um comentário