quinta-feira, dezembro 13, 2007

"Natal" por Jawaa

13 comentários:

Anónimo disse...

O madeiro, a arder. É uma bela lembrança, das nossas realidades.
Agrades

bettips disse...

Natal caloroso. Uma belíssima foto!

jawaa disse...

É costume - neste Ribatejo onde moro - no Casal que foi dos meus sogros, acender-se uma enorme fogueira no dia 24 de cada Natal, na rua, diante de um grande alpendre defronte do antigo lagar de azeite onde nos reunimos. Normalmente é constituída por três ou quatro grandes raízes de árvore, depois acrescentada de forma a que nunca se apague, pelo menos até à meia-noite de 25, mesmo que debaixo de chuva.

Anónimo disse...

Faz-me lembrar o 'cepo' de Natal que, em algumas aldeias do concelho de Coimbra, começava a arder na véspera do dia de Natal e durante toda essa noite.Desse cepo, geralmente lenha de carvalho, aproveitava-se um pedaço de carvão que era guardado para acender no ano seguinte o novo cepo de natal.Explicar mais não sei, e os que cumpriam esta tradição já são difíceis de encontrar...

Anónimo disse...

Ia exactamente comentar que parecia um NATAL de provincia, um uso, uma tradição... e algumas estão a perder-se, e é pena.
Esta fogueira deve dar cá um calorzinho?!?
mj

Luisa disse...

Bonitos costumes que é uma pena perderem-se.

Belisa disse...

Ainda há bastantes zonas onde se mantém esta tradição de Natal!

despertando disse...

O cepo no adro da igreja, na aldeia do meu pai.....

mena maya disse...

Desconhecia esta tradição que acho muito linda!

Que não se apague o fogo do amor nos corações dos homens!

rui disse...

Olá Jawaa

Gosto da imagem!
Ignorava por completo este costume!
Mas tem lógica..., manter reúnidas as pessoas em redor da fogueira durante a noite.

Abraço

Justine disse...

Mais uma imagem que me faz recuar aos natais da minha infância. Aqui na aldeia, junto do Presépio "colectivo", também se acende o tronco.

bettips disse...

Ficam aqui tão bem, estas vossas vivências! Bjs

lamia disse...

O do calor das cinzas... é o meu preferido, por se aproximar mais, de entre todos, da Realidade.