quinta-feira, outubro 01, 2009

A minha fotografia desta semana...


Foto de M

A minha fotografia desta semana, à qual junto esta outra, tem a ver com o Castro da Cárcoda. Trata-se de um achado feito há alguns anos que, segundo me disse a Joana Matos, responsável pelo Museu Rural de Carvalhais, foi posto a descoberto por um incêndio que destruiu parte da vegetação que o escondia.
Cheguei até lá por uma estrada de terra batida e estreita, onde não encontrei vivalma e desejei que não me cruzasse com nenhum automóvel, pois tudo levava a crer que esse encontro do terceiro grau traria de certeza dificuldades em matéria de manobras de condução… E não só, pois julgo que os sorrisos de boa vontade do inesperado primeiro encontro em sítio tão ermo se transformariam certamente na má disposição e resistência que cada um mostraria em fazer marcha atrás... Independentemente do suposto conhecimento de todas as leis do código de condução, claro…
Pois lá encontrei as pequenas habitações, um pouco degradadas, conforme podem ver nas minhas fotografias, e não me arrisquei a procurar mais nada para além delas. A Joana Matos tinha-me dito que, para desvendar mais elementos arqueológicos, teria que me aventurar pelo meio da vegetação que ali cresce a olhos vistos. Lamentavelmente, os trabalhos executados com entusiasmo pelos primeiros intervenientes no local foram interrompidos e, embora o castro tenha sido “classificado pelo IPPAR como Imóvel de Interesse Público em 20 de Outubro de 1955”, aparentemente está entregue à vegetação e à inércia dos órgãos responsáveis. Se calhar só outro incêndio imprevisto proporcionará a continuação dos estudos arqueológicos e mostrará algo mais da vida de antepassados nossos naquela região…
M

Castro da Cárcoda

3 comentários:

Justine disse...

E assim se trata o património cultural deste país...que raiva, que trsiteza!

bettips disse...

Contente por teres mostrado mais uma ponta do novelo da nossa ancestralidade, com essa tua forma de dizer; infeliz por ver que tantas coisas várias afastam os responsáveis dos seus deveres para com o País - em tantos, tantos aspectos e mais este!

Manuel Veiga disse...

sinais dos tempos de agora.

beijo