quarta-feira, fevereiro 09, 2022

1. Agrades

Santa Escolástica

Escolástica? Isto é nome que se dê a uma criatura, acabada de nascer, indefesa? Valha-me a Srª. da Agrela, que não há santa como ela...

Porém um nome assim não passa sem deixar marcas e lá para trás das minhas memórias veio-me à ideia que aquele nome já se tinha atravessado nos meus caminhos. E quem procura, acha. Encontrei-a, com o seu irmão gémeo Bento, no museu da igreja de Cabeceiras de Basto. Tirei-lhe uma foto, não sabendo o jeito que me iria fazer para responder a este desafio. Este está resolvido; para a semana, logo se vê...

Agrades

7 comentários:

Mónica disse...

É verdade um nome assim logo à nascença é uma responsabilidade :)))

bettips disse...

Ó Agrades, na "mouche"!
Bem procurei eu alguns dos meus santinhos... mas do estranho nome desta "Escolástica" nada: ficam aqui bem, os dois irmãos gémeos de virtude e tentações beneditinas. De licores, entenda-se.

M. disse...

Realmente nomes como este são um susto. Nem imagino o que sentirá uma criança quando der conta do que lhe chamaram. Ui, deve ser um peso dos grandes.

Anónimo disse...

Que sorte teres guardado esta foto, agora tão a propósito do tema.
Quanto a nomes, tenho uma parente a quem deram o nome de Maria Aldegundes, para honrar uma distante avó.
Luisa

Margarida disse...

Tenho 1 amigo que s echama Escolástico. Chamam-lhe o Lálá

Anónimo disse...

Já agora... conheci uma senhora antiga que se chamava Olegária, chamavam-lhe Lai.
B

mena maya disse...

ma das minhas tias-avós chamava-se Augusta Gustava, mas nunca lhe perguntei de quê.;)