quarta-feira, fevereiro 02, 2022

6. M.

De São Brás e da sua vida nada conhecia até ao momento. Apenas relacionei o nome com a vila São Brás de Alportel. Procurei na Internet, fiquei a saber do que dele diz a História e de como é venerado pelo mundo fora. A partir do momento em que salvou uma criança da morte por asfixia por lhe ter retirado uma espinha de peixe encravada na garganta passou a ser invocado contra os males da garganta. Diz a lenda que foi milagre: não lhe tocou, apenas olhou para o céu, rezou, e em seguida fez o sinal da cruz na garganta da criança e ela ficou curada. Bem, parece-me mais plausível que, independentemente da sua religiosidade e da sua vida de eremita numa gruta no Monte Argeu, sendo São Brás médico, terá usado os seus conhecimentos de medicina. Mas que sei eu dos gestos humanos dos santos e das interpretações que deles faziam as populações em séculos tão recuados? De qualquer modo, independentemente da técnica aplicada, imagino o alívio que terá sido para a criança existir alguém capaz de lhe retirar a espinha que o sufocava. Nunca na vida passei por situação tão grave, apenas me aconteceu uma vez distrair-me a comer um peixe saboroso e engolir uma espinha fina que ficou presa na garganta, sem que eu conseguisse repescá-la. Felizmente consegui descolá-la daquele lugar de passagem no túnel do trânsito digestivo usando bocados de pão mal mastigados. Tenho tido sorte, sei de pessoas que precisaram de ir ao hospital. Seja como for, e por semelhança, penso no que devem sofrer os peixes sempre que um anzol camuflado de isco se lhes crava na boca e os arrasta para fora de água. Trágico. Não conhecendo eles nenhum São Brás que os salve do martírio, contorcem-se até à morte, pendurados nos fios das canas de pesca dos pescadores. O que me leva a crer que a expressão popular São Brás te afogue que Deus não pode não tem sucesso com peixes. Nestes casos até dava jeito que São Brás os afogasse, depois eles lá se recomporiam dentro do seu mar imenso. Será tamanha tortura consequência de desentendimentos entre reinos?

M

7 comentários:

Margarida disse...

E daí os rebuçados S.Brás!

bettips disse...

Memórias e relações divertidas que arranjaste para esta tua imagem!

Anónimo disse...

Tantas relações com o S. Braz. Trazem um mar de problemas éticos
Luisa

Mónica disse...

Gostei da "técnica aplicada" :))))

bettips disse...

Ah ah ah, Luísa, um mar de problemas éticos!!!

Mónica disse...

E depois picada na consciência porque sabe-me bem o peixe grelhado a escorrer os sucos misturados com o azeite. Belo texto à M.

Justine disse...

Ora a sério ora em tom irónico, as tuas reflexões são... um gosto!