quarta-feira, fevereiro 09, 2022

6. M.

Santa Escolástica

Dispensadora de chuva

Porque irmã gémea de São Bento de Núrsia, Santa Escolástica trouxe-me ao pensamento a minha Tia Chanel, devota apaixonada de São Bento e da Regra Beneditina. Não só por esse motivo ela aparece no meu caminho, mas também por causa da ligação que faço com uma viagem à Irlanda que me levou à Abadia de Kylemore, mosteiro beneditino fundado em 1920 sobre o castelo de Kylemore. O castelo foi construído em 1868 por um casal que se apaixonou pela beleza da paisagem durante a lua de mel e que nele residiu. Alguns anos depois, destroçado pela morte repentina da mulher, o viúvo erigiu uma igreja em memória da sua amada Margaret. Contudo, vítima de uma série de reveses na vida, acabou por vender o castelo e a propriedade, os quais tiveram pelo menos dois donos até chegarem à posse de freiras beneditinas.

Dispensadora de chuva parece ser uma tarefa atribuída a Santa Escolástica, na sequência de um episódio passado com o irmão. Acho graça à expressão, mas esta coisa de atribuir obrigações aos santos ad aeternum deve ser uma preocupação, não lhes bastassem as provações vividas no mundo terreno. E nem sempre serão consideradas oportunas, penso, como aconteceu no dia em que visitei este lugar. Teria preferido não precisar de usar o chapéu de chuva. Por outro lado, a chuva e a neblina contribuíram para um certo misticismo que senti envolver a beleza natural da paisagem.

M

6 comentários:

bettips disse...

Precioso passeio, mesmo com chuva. Fotografias maravilha que me fazem esquecer que chovia... Aliás, essa humidade dá-lhes um encanto de mistério.
Os santos são como os problemas e sempre atarefados com os anseios humanos!

(aqui, neste linguajar que temos, emergem duas pessoas que já pertencem "ao meu imaginário": a tia Chanel e a avó Amélia!)

Anónimo disse...

Momentos mágicos apesar do incomodo do chapéu de chuva. Decerto ficarão sempre na tua memória.
(obrigada bettips pela alusão à Avó Amélia. Que espantada ela ficaria se pudesse ler a tua alusão)
Luisa

Anónimo disse...

Peço desculpa por repetir a palavra alusão numa frase tão pequena. Efeitos da idade e do isolamento.
Luisa

Anónimo disse...

Ó Luísa, geralmente aludes e muito bem! A fala, o contacto, a audição, o prazer de conversas cruzadas, são pausas nesta nossa vida. Fazem falta. Abç
B

Licínia Quitério disse...

Que cenários de verde e água! A Escolástica foi uma beneditina bem feminista. Desconhecia, como desconheço tanta coisa.

mena maya disse...

teria sido mais agradável com bom tempo, mas estas fotografias ganham em mistério, como bem dizes!