quarta-feira, fevereiro 23, 2022

6. M.

Pico della Mirandola (filósofo)

De Giovanni Pico della Mirandola nunca tinha ouvido falar até agora. Pela informação que encontrei na Wikipedia, fiquei a saber que nasceu em Itália em 24 de Fevereiro de 1463 e “foi um erudito, filósofo neoplatónico e humanista do Renascimento”. Entrou na Universidade de Bolonha aos catorze anos, onde estudou Direito Canónico com o objectivo de seguir a carreira eclesiástica. No entanto, insatisfeito com as matérias unicamente jurídicas, empenhou-se no estudo de Filosofia e Teologia. Viajou em França e Itália, frequentou as principais faculdades de Paris, Pádua e Ferrara e aprendeu latim, grego, hebraico, árabe e sírio. Escreveu várias obras importantes com reflexões sobre a conciliação entre religião e filosofia. Morreu em 1494, aos 31 anos, no dia em que Carlos VIII da França entrou em Florença e expulsou Piero de Médici.

Associei a época em que Giovanni Pico della Mirandola viveu e a sua formação intelectual e religiosa ao Convento de Cristo em Tomar, cuja construção, iniciada no século 12, se estendeu até ao século 18. Para além disso, liguei a perspectiva da fotografia que tirei num recanto do Convento com o pensamento humano. O pensamento desdobra-se, esbarra ou não em limites, extravasa épocas, marca presença de modos diferentes, e em lugares diferentes.

M

6 comentários:

Mónica disse...

Bonita fotografia, a moldura parece um espelho a refletir o pilar.
Nestas viagens imagino a trapalhada de bagagem, o tempo para percorrer as distâncias, as dormidas, as comidas, os assaltos, estamos uns comodistas!

bettips disse...

Nas dobras do tempo, nas dobras do pensamento, bela a perspectiva.

Anónimo disse...

O que um simples Borda d´Água nos ensinou!!!
Luisa

Anónimo disse...

Muito boa esta fotografia,

Teresa

Justine disse...

E o pensamento humano enriquece-se com as dificuldades e as tentativas de as superar

Licínia Quitério disse...

Bela e assertiva extrapolação sobre o pensamento humano.