quarta-feira, dezembro 13, 2023

4. Licínia


Na minha idade pequenina, um amigo de meu Pai, pessoa culta e generosa, iniciou-me na leitura de excelentes obras, responsáveis pelo meu despertar para a literatura que haveria de me acompanhar vida fora. Dos livros de contos dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen, e de tantos outros, ainda permanecem comigo alguns exemplares, honrosamente amarelecidos, desconjuntados, vividos pelas minhas mãos que com eles foram também envelhecendo.

Teria eu sete ou oito anos quando li pela primeira vez Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Recordo quanto aquele mundo maravilhoso me seduziu. Não, não era uma história para eu entender. Não me era possível. Era um sonhar acordada. Ficava presa nas imagens de um mundo tão diferente daquele que eu conhecia. Foi o livro que me ensinou o que é um narguilé, um arganaz, um grifo. Ainda hoje, quando oiço chamar "chicha" àquele elegantíssimo objecto, logo refilo, “chama-se um narguilé”. Quando o livro ameaçou ficar perigosamente deteriorado, mandei-o encadernar. Uma meia francesa, castanha, com seu oiro na lombada, e uma fitinha de seda vermelha por marcador. Continua um dos meus livros de luxo. Tratei bem da Alice, do gato-só-sorriso, do coelho apressado, até da furiosa rainha de copas. Um livro para crianças? Também, mas um livro para toda a vida. Ainda hoje há nele muitas coisas que não consegui entender. Tenho muito tempo…

Nota: Alguma informação sobre o livro em https://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_País_das_Maravilhas

 Licínia

9 comentários:

Anónimo disse...

Um livro que interessa crianças e adultos, sempre delicioso
Luisa

bettips disse...

Foi uma descoberta maravilhosa!
Como também se ouviam as histórias na rádio, acho que ainda me lembro da voz da Alice a chamar "Ó seu coelho..." ou a voz da rainha "Cortem-lhe a cabeça"!

Encontrei há dois ou 3 anos uma edição inglesa com "pop-ups" lindíssimos, que comprei para a minha neta e ela conserva, com muito cuidado.

Justine disse...

Este é um livro especial, interessante e misterioso tanto para crianças como para adultos...

M. disse...

Estou fora do baralho porque não consegui ler este livro. Apenas gostei de um ballet com a história.

Mónica disse...

Nunca li, dos tais que não passei das primeiras páginas, em criança apavorei-me num filme da Disney, "fechei os olhos" na parte em que a Alice cresce tanto que as pernas e os braços saem pela janelas e acho que a seguir não vi mais nada do filme e gostei do Johnny Depp na versão moderna

Mónica disse...

Xixa ou narguilé parece que é a mesma coisa (cachimbo de água) dito em línguas diferentes, não conhecia as palavras e fui procurar o significado

Anónimo disse...

Um livro muito especial.

Teresa

mena maya disse...

Estou como a M. e a Mónica, também não consegui ler.

Licínia Quitério disse...

Bem amado, mal amado - Um livro do surreal. Gostei da diversidade de opiniões, a provar que nunca será um livro "fofinho". Obrigada.