quarta-feira, dezembro 06, 2023

7. Margarida


 

Estas bonequinhas acompanham-me desde os anos 60, no tempo da União Soviética. O meu pai viajava frequentemente para lá, não sei se por motivos políticos se profissionais. Acho que era um mix… Mas era cachopa demais para entender o que quer que fosse.

Trouxe-me estas matrioskas mas entretanto perdi 2: a Bisavó e a Avó.

Ou parti-as, em bulhas com a minha irmã que se desunhava por ter umas iguais.  

Em contrapartida, ela tinha um gorro de pelo de Raposa-Branca-da-Sibéria, que eu cobiçava. Também russo. Era lindo e sentia-se uma czarina.

Um dia combinámos uma permuta: por 1 semana trocávamos de “brinquedos”. Foi 1 semana atípica.

No final, acabámos por enfiar o gorro na Bisavó matrioska e os brinquedos passaram a ser partilhados.

Não sei se ela ainda tem o seu gorro; eu tenho as minhas matrioskas e aqui continuarão até um dia qualquer.

Eu gosto é de histórias.

Margarida

7 comentários:

M. disse...

Uma graça este texto de luta e tréguas conseguidas. Sem dúvida que acredito que é verdade quando dizes "só gosto é de histórias." Nota-se no teu estilo de falar nas e das coisas. Que interpreto como de ligação e ao mesmo tempo de liberdade perante a vida que noto no penúltimo parágrafo.

Justine disse...

Irresistíveis, as matrioskas!, guardam-se toda a vida!

Anónimo disse...

Simples brinquedos que trouxeram à memória de todos nós tantas histórias tão bonitas e engraçadas.
Luisa

bettips disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bettips disse...

As tuas matrioskas terão a idade das minhas. Foram brinquedo de todas as crianças que passaram cá por casa. O meu filho usava-as para ensinar "segredos". Estáo cheias de marcas de dentes e pancadas que, nesse tempo, não se pensava no que era tóxico ou não.
Neste momento mesmo estão aqui à minha frente, brincadeira agora da minha pequena neta.

Teresa disse...

Nunca tive dessas bonecas, mas sempre achei imensa graça, como à tua história.

Mónica disse...

Também gosto é destas histórias! O gorro devia muito original, não o terás usado lá para os lados da bila?