quarta-feira, dezembro 06, 2023

4. Licínia


 

Depois dos breves anos em que serviram de conforto e aprendizagem da minha meninice, os brinquedos foram guardados em caixas para viverem em sótãos de várias casas. Perderam pedaços, desmaiaram coloridos, envelheceram quanto eu. O dia chegou em que fui ao sótão, abri a caixa e fiquei por momentos a olhar com surpresa e ternura os tais brinquedos que me ajudaram a crescer. Foi necessário fazer uma escolha, rejeitar os mais magoados e encetar com os restantes os possíveis trabalhos de limpeza e recuperação. No manuseio um tanto desajeitado daquelas miniaturas, revi-me no tempo em que com elas fingia cenas de adultos, num imaginado teatro de faz-de-conta, em ensaio inconsciente de teatros futuros em palcos de verdade.

Trabalhos terminados, peguei nos sobreviventes, que desta vez não foram fechados em caixas, mas expostos aleatoriamente em prateleira de móvel, ali à minha vista e à de alguém que vá chegar. Pode bem ser que esse alguém esteja disposto a ouvir-me contar histórias dos brinquedos, colhidas na memória e inevitavelmente fantasiadas. Os protagonistas assistem, impávidos e mudos.

Licínia

7 comentários:

M. disse...

Tão bonita esta colecção de brinquedos em fotografia panorâmica. Não será também assim a nossa vida? Que seria de nós se não reavivássemos de vez em quando o que aparentemente estava esquecido? Num misto de mágoa e de prazer, vivido de outro modo.

Margarida disse...

Delícia...

Justine disse...

Como eu gostava dessas miniaturas de mobílias, até criava histórias de famílias para "vestir" as mobílias...

Anónimo disse...

Tenho pena de não encontrar também uma caixa cheia de brinquedos. Mas 4 a brincar com os mesmos, deram cabo deles
Luisa

bettips disse...

Também brincava com tachinhos, pratos e panelas de alumínio. Sopinhas de ervas, bolos fingidos de cascas de laranja ou melão. Preparação para futuras donas de casa...
Com os teus brinquedos recuperados, fizeste-me vir à lembrança o único brinquedo bonito me deram (e não podia brincar com ele! estava em cima da cómoda em lugar de destaque): um terno de sofás (dizia-se maples) estofado, que um amigo do meu pai fez à mão.

Teresa disse...

Ainda conseguiste recuperar uma grande coleção. Tantas peças giras.

Mónica disse...

Que giras peças!