quarta-feira, dezembro 27, 2023

5. M


 

Tenho dificuldade em escolher uma viagem entre as que tive a sorte de poder realizar ao longo dos anos. Porque concretizadas depois de tão desejadas, tenho com cada uma delas uma ligação muito especial. Escolho a mais recente: uma ida ao Porto em fins de novembro último. Dois dias apenas que me deram um enorme prazer. Apoiada no meu amigo bastão, por lá andei subindo e descendo ruas íngremes cheias de gente, visitei o belo Mercado do Bolhão depois de ter sido recuperado, passeei uma vez mais na Rua de Santa Catarina. Entrei na Livraria Lello onde, apesar de pejada de curiosos de diferentes nacionalidades, consegui ter uma conversa com uma das empregadas que me aconselhou dois livros que foram ao encontro dos meus interesses e saí de lá radiante. Dentro deixei os turistas a tirarem selfies na escada, tapando a beleza das madeiras e do ambiente, atrapalhando os que, como eu, não se procuravam a si mesmos. Segui depois para o Jardim da Cordoaria onde me encantei em particular com a escultura Flora de António Teixeira Lopes. Linda de morrer! Ali posta em sossego, mas em movimento sugerido, tudo nela é vivo e humano: a expressão do rosto, a delicadeza dos gestos, as flores na mão, as folhas douradas caídas a seus pés.  

M

5 comentários:

bettips disse...

Comentar sentimentos e olhares, tão belos, é difícil!

Mónica disse...

o ultimo passeio, a ultima viagem, a ultima qualquer coisa são sempre as melhores e... melhor ainda: as que aí vêm. a menina está muito bonita, simples e pensativa

Teresa disse...

Não me lembro de ter visto esta estátua no Porto. Lindíssima.

Anónimo disse...

O Porto tem mil encantos
Luisa

Justine disse...

O Porto é uma cidade especial, diferente, sempre com coisas novas para mostrar aos visitantes. Os portuenses são bairristas e têm todas as razões para o ser. Tu "namoraste" dois locais onde sempre vou quando vou ao Porto: a Lello e o Bolhão.
E o teu texto deu-me vontade de voltar lá, para olhar melhor a escultura do Teixeira Lopes na Cordoaria...