terça-feira, dezembro 02, 2008

A pedido da Bettips, aqui está a explicação da sua fotografia desta semana

«... Porque é extenso para comentário, pedia-te o favor de colocar a minha explicação no PPP. Muito obrigada em meu nome e dos amigos que perguntaram. Abraços a todos!


Representação de "Salvação" - Objecto duma Exposição em Serralves, de ALVESS, um pintor/artista português quase desconhecido, a viver em Paris desde 1963. Muita da sua obra é gráfica, irreverente, ilusória, crítica.
Para mim, e tal como diz a Justine, o humor britânico no seu melhor!
"God Save the Queen" faz parte da letra do Hino Nacional britânico, repetida por diversas vezes, pelo que, para mim, a alegoria é clara: "Deus salve a raínha"... se a encontrar!

A seguir, uma explicação da obra, para a exposição que vi:
"...Numa obra ainda mais recente, God Save the Queen [Deus Salve a Rainha] (2007), uma tela pintada minuciosamente com representações de uma miríade de pequenas formigas encontra-se, solta e amarrotada, dentro de um frasco de vidro fechado hermeticamente, onde uma etiqueta anuncia a expressão inglesa que confere o título ao trabalho. A ninguém será dado confirmar a precisão e a minúcia com que Alvess pintou essas formigas, ou sequer tentar descobrir qual delas será a rainha."»

7 comentários:

dona tela disse...

O que me diz a este tempinho? Só para pinguins...

Um abraço respeitoso.

M. disse...

Não me parece que Her Majesty Queen Elizabeth II esboçasse sequer um sorriso se visse esta obra... Oh dear, it's preposterous! It's a feeling I have, mas se calhar até estou enganada...

Justine disse...

Ainda estive para ir ver a exposição do Alvess, mas depois achei que não valia uma deslocação. Como diz a M., achei o que vi na imprensa preposterous:))
Aqui, neste contexto lúdico, tem imensa piada...

bettips disse...

Ó Maria Justine, a minima veu, sim senhor. Mas como sempre, olhos e pensamentos divergem - felizmente! - o que nos dá a vantagem de nos apoiarmos sur "les uns et les autres". Já agora e nesta miscelânea, vou já ver o que estas meninas sabidas dizem de preposterous... Se é no sentido de abuso, não me parece e os inglese são bons nisso.
Eu, por acaso, gostei de muitos dos grafismos e metáforas de Alvess: que eu gosto de modernidade mas não de coisas "modernaças"...uma subtil diferença cá comigo!
Bjinhos amigos

bettips disse...

Uma hora mais tarde:
Ah... o meu velho (1972) Oxford Dictionary escreve que este adjectivo quer dizer: completamente contrário à razão ou senso! O que aqui na boca da Queen, seria adequado à sua sagacidade. Boa, M.!

M. disse...

Bettips:
E na boca dos Queens?
1972 velho?! 36 anos apenas. Mesmo lido da frente para trás será 63, o que não representa nada na escadaria da vida... Que obsessão com a idade, menina!... (repara que te chamei de menina, ou na linguagem de Her Majesty, Miss). Adequado ao teu nome com um certo flavour anglo saxónico: bet tips.

mena maya disse...

Já me fartei de rir convosco!
E agora felizmente já posso rir sem dores de dentes...

Velho de 1972?
Que diria a Queen?
Se a encontrassemos, claro.

Foi uma excelente ideia para o tema,a tua foto e puseste-nos a exercitar as células cinzentas!

Beijinhos e até mais logo;-)