quinta-feira, agosto 13, 2009

"Globalização" por Licínia


8 comentários:

M. disse...

É engraçado que este marco que, sei pela Licínia, está colocado em Portugal continental a honrar Pedro Vaz de Caminha na terra onde terá nascido, me provoca uma sensação estranha. Quase o comparo ao que alguns sentirão, mau grado todas as ideias e propostas de globalização bem intencionadas, quando pela primeira vez pisam terra que não a sua. Parece-me solitário e colocado em linguagem que não a do lugar e a do nosso tempo. Terá sido isso o que este nosso descobridor sentiu também quando se confrontou noutra época com outras geografias e gentes?

Eu sei qual foi a intenção da Licínia ao escolher esta fotografia e entendo-a, mas fiz estas outras associações de ideias.

bettips disse...

Acho que a sensação devia ser espantosa, dessa gente portuguesa que ia pelos mares fora e expressou, fortemente e ao tempo, a troca global.
Foto bem conseguida!

Anónimo disse...

O princípio da glabalização...
Agrades

cristal disse...

Um dos marcos da globalização...

Licínia Quitério disse...

Só uma achega: a placa, que tem gravada uma frase da Carta de Achamento do Brasil, escrita por Pero Vaz de Caminha, está em Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral. Documento interessantíssimo sobre o "espanto" do encontro primeiro com "outras gentes". Do bem e do mal que daí advieram, a História ainda não acabou de ser contada.

Luisa disse...

Uma partida bem forte rumo à globalização.

Justine disse...

Pesada, a nossa responsabilidade nisto da globalização...

Teresa David disse...

Mais alguém que deu os primeiros passos para a globalização.