Proposta
de Teresa Silva
Dia
28 -
Fotografando
as palavras de outros sobre
"Os
descendentes de D. Afonso, primeiro Duque de Bragança e filho
natural legitimado de D. João I, usaram por apelido a designação
daquele ducado e, por armas, as seguintes: de prata, uma aspa de
vermelho, carregada de cinco escudetas de Portugal, com um filete
negro posto em barra. Timbre, um pescoço e a cabeça de cavalo de
vermelho, bridado de ouro".
In:
Dicionário
das Famílias Portuguesas de D. Luiz de Lencastre e Távora,
Quetzal Editores, Lisboa 1989.
5 comentários:
Muito interessante o que cada uma de nós escolheu para este desafio! Especialmente focada na letra M. (Manuela, Margarida, Mónica) cujas invenções e interpretações me fizeram sorrir.
Não há dúvida que "ultrapassam" qualquer dificuldade...
Abçs
B
Muita coisa é explicada e resolvida na e pela História... E nós aqui também resolvemos, à maneira de cada um, a dificuldade em responder à proposta da Teresa.
hoje comemoramos o inicio do reinado da casa de Bragança com a restauração da independência em 1640, certo? Foi de propósito Teresa? :D
Em Vila Real há uma tradição antiga (hj caída em desuso, restam alguns "velhos" q ainda fazem o jantar do 1.º de dezembro e se dão ao trabalho de fazer umas quadras) que consistia em comemorar esta data com um desfile (qq coisa semelhante aos desfiles académicos de hoje)em que os alunos do liceu aproveitavam para gozar os professores e fazerem criticas sociais, com poesia e peças de teatro, e dps acabava num jantar. acho esta tradição mais genuína e é pena q seja esquecida e substituída por "eventos" q n têm nada a ver com as tradições das terras
Não Mónica, não foi de propósito a data de 1 de Dezembro. Foi apenas coincidência. Fui visitar o Paço, em Setembro e tirei muitas fotos. Daí ter procurado um texto que as pudesse incluir.
Teresa
Enviar um comentário