quarta-feira, novembro 27, 2019

O DESAFIO DE HOJE

Proposta de Teresa Silva
Dia 28 - Fotografando as palavras de outros sobre

"Os descendentes de D. Afonso, primeiro Duque de Bragança e filho natural legitimado de D. João I, usaram por apelido a designação daquele ducado e, por armas, as seguintes: de prata, uma aspa de vermelho, carregada de cinco escudetas de Portugal, com um filete negro posto em barra. Timbre, um pescoço e a cabeça de cavalo de vermelho, bridado de ouro".

In: Dicionário das Famílias Portuguesas de D. Luiz de Lencastre e Távora, Quetzal Editores, Lisboa 1989.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante o que cada uma de nós escolheu para este desafio! Especialmente focada na letra M. (Manuela, Margarida, Mónica) cujas invenções e interpretações me fizeram sorrir.
Não há dúvida que "ultrapassam" qualquer dificuldade...
Abçs
B

M. disse...

Muita coisa é explicada e resolvida na e pela História... E nós aqui também resolvemos, à maneira de cada um, a dificuldade em responder à proposta da Teresa.

Mónica disse...

hoje comemoramos o inicio do reinado da casa de Bragança com a restauração da independência em 1640, certo? Foi de propósito Teresa? :D

Mónica disse...

Em Vila Real há uma tradição antiga (hj caída em desuso, restam alguns "velhos" q ainda fazem o jantar do 1.º de dezembro e se dão ao trabalho de fazer umas quadras) que consistia em comemorar esta data com um desfile (qq coisa semelhante aos desfiles académicos de hoje)em que os alunos do liceu aproveitavam para gozar os professores e fazerem criticas sociais, com poesia e peças de teatro, e dps acabava num jantar. acho esta tradição mais genuína e é pena q seja esquecida e substituída por "eventos" q n têm nada a ver com as tradições das terras

Anónimo disse...

Não Mónica, não foi de propósito a data de 1 de Dezembro. Foi apenas coincidência. Fui visitar o Paço, em Setembro e tirei muitas fotos. Daí ter procurado um texto que as pudesse incluir.

Teresa