quarta-feira, setembro 16, 2020

10. Mónica

D de Dúvida, cada vez estou mais em Dúvida sobre os acontecimentos, as histórias, os relatos, o que as pessoas dizem sobre si, seguidas de interpretações, psicologia acessível e de trazer por casa, cada vez há mais informação e isso é bom, mas junto com a informação vêm as opiniões, as falsas informações, as montagens e brincadeiras que alguém se diverte a fazer sobre imagens reais e as frases citadas, a partilha na internet, viral dizem, até a palavra viral perdeu a conotação assustadora para se tornar moda, “se é viral também quero/devo participar”, todo este bolo cozinhado num instante e bem decorado que me tentam seduzir a consumir deixa a minha VIDA num estado constante de Dúvida. A minha primeira reação é rejeitar, se insistem tenho que esmiuçar, perguntar, e isto e aquilo e porquê e qual é a fonte, os interlocutores irritam-se com a minha Dúvida, suspeita, desconfiança, que isso provoca. A ilustrar esta sensação de perceber sem perceber, rendida mas não convencida, ilusão de ótica aplicada às ideias, uma fotografia tirada há alguns anos em Espinho, as mensagens rabiscadas na madeira como quem grava no ar, para quem quiser ver, a cópia dos comportamentos, “está riscado então também risco”, uma fotografia de planos confusos. A Dúvida na minha VIDA está cada vez mais presente.

Mónica

6 comentários:

Anónimo disse...

Tantas e tantas as dúvidas que o excesso de informação nos provoca
Luisa

Margarida disse...

E como estamos em maré de D: delicioso texto, delicioso desabafo, dúvidas divididas, devorei a foto :)

bettips disse...

Geralmente não tenho "dúvidas" sobre as modas mas desconfiança, à primeira abordagem. O que se pretende?
O teu texto espelha claramente o emaranhado de emoções/ilusões que perpassam pela sociedade actual e todas as formas virtuais, ou actuantes, de convencer "o mercado".
A foto (eu não gosto mesmo nada destas escritas de parede e avulso) está magnífica, até no ângulo em que a obtiveste!

M. disse...

Gosto muito deste teu texto e da fotografia que tão bem o acompanha. Uma associação notável entre ambos.

Justine disse...

Excelente resumo do que é a informação hoje em dia, em todas as suas formas

Mónica disse...

obrigada pelos elogios e pela solidariedade, tenho que fazer um "ato de contrição" porque na parte da "psicologia de trazer por casa" sou "expert" ahahahahah