quinta-feira, setembro 03, 2020

9. Mónica

V de Ver, a fotografia foi tirada na minha sala transformada em câmara escura, a janela com os estores fechados, forrada pelo interior com plástico preto, um pequeno furo no plástico alinhado com um furo da ripa dos estores, para deixar passar a luz, para Ver como é que a máquina fotográfica funciona. Faltou o papel de fotografia para a luz gravar as imagens no papel, por isso fotografei. Vivi neste cenário uns dias, tive esperanças que as paredes da minha sala ganhassem “frescos”, tirei várias fotografias com as diversas imagens refletidas nas paredes e no teto, sentava-me no sofá a olhar para o teto e Via as pessoas a passarem na rua, nítidas como se Vê na fotografia. Fotografo porque Vejo. Uma grande parte da minha VIDA é o que Vejo, recebo informação pelos olhos, logotipos, símbolos, sinais que os olhos identificam e ajo conforme, nos tempos livres Vejo filmes e documentários na televisão, no trabalho tiro e vejo milhares de fotografias, em frente ao computador procuro informações na internet que devo conferir com imagens, Vejo o que os meus amigos e conhecidos me mostram nas redes sociais, comunico por imagens no telemóvel, uso bonequinhos em vez de palavras, estou cada vez mais Visual por força da “civilização”, sentada, passiva, a Ver a VIDA a passar em ecrãs de diversos tamanhos. Ver está a tomar conta da minha VIDA. Parece-me.

Mónica

7 comentários:

Justine disse...

Ver faz parte das nossas vidas, mas há quem veja demais e não repare em nada!
Não é o teu caso:gostei muito da descrição dos teus trabalhos fotográficos e da tua enorme "camera obscura"

M. disse...

De grande criatividade, ó menina de espírito irrequieto! Gostei muito dessa descrição da experiência e acho a fotografia uma graça, verdadeiramente de cena de filme. E lembraste-me Julian Opie pelo que li no seu catálogo dos seus trabalhos e sobre o modo como olha para o mundo e o interpreta através das suas obras.

bettips disse...

Uma instalação digna de fotógrafo (mundial)!
Evito ver as diversas pantalhas, o mais possível. Mas VER tornou-se uma ferramenta tão actual que já nem se diz o que se pensa, basta um emoji...

Anónimo disse...

Interessante mas muito complicado esse teu estúdio.
Luisa

Licínia Quitério disse...

Gostei de tudo, nomeadamente da frase "Fotografo porque vejo!

Margarida disse...

Adorei, Mónica! A ideia genial, o texto, o que te vai na carola... E na visão!

Mónica disse...

Margarida: o que me vai na carola é muita chouriça :)))))

A sério: este desafio da M. caiu-me que nem ginjas.