quarta-feira, junho 16, 2021

9. Mónica

Passeio em 6 dias, 5 noites e 1300 quilómetros por Couço, Montargil, Ponte de Sôr, Gavião, Nisa, Montalvão de passagem, barragem de Cedillo ponto de confluência do rio Tejo português, espanhol e o rio Sever, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Alegrete, Mosteiros, Arronches, Campo Maior, Elvas de passagem, Borba, Vila Viçosa, Alandroal, barragem Lucefécit, Terena, Reguengos de Monsaraz, Mourão, Luz, Amareleja, Barrancos, Safara, Vila Verde de Ficalho de passagem, Serpa, Pulo do Lobo, Mértola de passagem, Alcoutim, Pereiro, São Bartolomeu de Messines, Monchique, Marmelete, Aljezur, Odeceixe, Sines, Setúbal de passagem, Portinho da Arrábida, Sesimbra, Cabo Espichel, Praia do Meco e Lagoa de Albufeira de passagem a acusar o cansaço da viagem, e finalmente Lisboa, com muitas muralhas de castelos, paisagens de verde de montanha, de planície de amarelo, lagoas, albufeiras, rios, boa comida, uma peça do punho das mudanças feita em 10 minutos por 5 euros, cabras que vêm ao chamamento para gatos bchhh bchhh, esculturas grandes e pequenas, praças, jardins, igrejas, gente pachorrenta sentada no banco, 5 litros de azeite, calor sob o sol fumegante, museu de tapeçaria, museu do relógio, museu da Luz, tanta beleza vista e vontade de voltar. Oxalá um dia o Alentejo também seja meu, numa casinha com um pequeno jardim.

Mónica

8 comentários:

bettips disse...

A esta hora da noite, num repente vendo o nosso PPP, 01h 19minutos, deste-me um tal ânimo, speed... fiquei meia tonta, ou lá o quê, ao ver estes nomes e passagens todos de enfiada. É tudo tão lindo, tão tão...
Que rica passeata, te digo mais: iria na tua da casinha pequena e tal...

Margarida disse...

O Alentejo não será teu mas tu serás do Alentejo. Numa casinha c/ jardim, sim. Fiquei cansadamente entusiasmada c/ o teu itinerário vagueante... Adorei!

bettips disse...

Eh eh eh...e poderá chamar-se "jardim da Mónica" ali à travessa da mesma"!

Mónica disse...

Tens razão Margarida, sobre a pretensa pertença.
Bettips, também cá andei a essa hora tardia, por um triz não vi o comentário

Gostei tanto do passeio, chofer/carro filho, ficou tanto por ver, viagem a repetir

Anónimo disse...

Um belo passeio em que encontraste finalmente a tua casa
Luisa

Anónimo disse...

Grande passeio por esse Alentejo, tanto para visitar, paisagem deslumbrante.

Teresa

M. disse...

Fiquei ofegante com esta descrição tão viva de um passeio por lugares que adoro.

Justine disse...

E volta-se de uma passeio assim, por terras encantadas e em boa companhia, reconfortada, fortalecida, rejuvenescida!
(para a semana irei até Marvão e a tudo o que o circunda - e melhor que tudo, também estarei com o meu filho! Coincidências…)