quarta-feira, dezembro 20, 2023

2. Bettips

 

Como a Luisinha falou em recordações, fui aos álbuns antigos à procura do melhor sentido de “Férias”, saltando na memória aquelas férias grandes em que tinha sempre tarefas e obrigações para cumprir. Encontrei as saídas de Campismo, geralmente aos fins de semana, ou seja: tarde de sábado e domingo. Todos os vizinhos saíam embasbacados, ficavam às portas e janelas para nos ver sair de casa. Achavam que éramos ciganos! Ajoujados com sacos às costas, onde cabiam apenas os precisos, as tendas, as marmitas de alumínio, a mini máquina desmontada e o candeeiro a petróleo, conservas, uns punhados de arroz e pouco mais. O resto tinha de se improvisar ou comprar pelo caminho. Geralmente, era eu que levava na mão o duplo-tecto enrolado, o mais leve para as mãos pequenas. Os amigos e conhecidos juntavam-se. Os pinhais, o chão de caruma, os fetos e as ervas, uma praia selvagem, lavar a louça num ribeirito, ir à água a uma mina com o saco de lona impermeável, juntar ramos secos para o “fogo de campo” onde à noite todos se reuniam, cantavam, trocavam histórias e piadas. No fim da tarde de domingo, ia-se ouvindo no acampamento: “São horas d´emalar as troixas/adeus ó tia Maria/ à sombra dum arcipreste eu pedi-te um beijo/e tu não mo deste”.

E pareciam-me férias.

Bettips

6 comentários:

Mónica disse...

Muito bom! Tão giros, uma das raparigas parece que tem um chapéu da Madeira, gosto das roupas, és a pequena? A única criança do grupo

Anónimo disse...

Afinal umas boas férias. Em Alenquer também se fazia campismo de fim de semana mas só para os rapazes. As raparigas eram banidas destes passeios.
Luisa

bettips disse...

Ali, por acaso, estavam só os "vizinhos". Todos tinham "carta de campista", do Clube de Campismo do Porto. Mas juntava-se muita gente e crianças. Eu sou essa, a minha mãe atrás, de vestido aos quadrados. Repara que se usavam sacas de pano. As boinas eram uma distinção de campistas, geralmente tricotadas à mão, de cores garridas.

mena maya disse...

Adoro estas fotos antigas e também o que contas a seu propósito. Apetecia ler mais!

Justine disse...

O teu texto transmite muito bem o prazer que tinhas com essas saídas, e como guardas intactas na tua memória as boas recordações que delas tens!

M. disse...

Devia ser giríssimo fazer esses fins de semana. Experiências inesquecíveis de convívio e aventura.