A Irlanda é um país que lembro com prazer. O espaço aqui é exíguo para partilhar com pormenor tudo o que me encantou quando lá estive em 2012: cidades, aldeias, paisagens, restaurantes, museus, exposições, edifícios históricos, parques, jardins…. Apenas vos digo que sempre que visito um país gosto de entrar nas livrarias em busca de livros que me falem dele também. Assim aconteceu em Dublin. Enquanto passeava a pé à beira do rio Liffey, a fazer horas para o jantar de grupo num pub, entrei numa livraria e comprei The Joyce We Knew - Memoirs of Joyce, uma compilação de textos sobre ele escritos por cinco amigos seus contemporâneos. Um complemento muito interessante para as quinze histórias das vidas de gente comum do seu tempo narradas por James Joyce no livro Dubliners que eu já tinha lido em 1983. Adorei ambos! Foi bom conhecer a belíssima Irlanda e recordá-la de novo agora!
https://www.amazon.com/Joyce-We-Knew-Memoirs/dp/0863223249
https://en.wikipedia.org/wiki/River_Liffey
Os meus livros:
The Joyce We Knew - Memoirs of Joyce, Published in 2004 by Brandon an imprint of Mount Eagle Publications, Dingle, Co. Kerry, Ireland
James Joyce, Dubliners, The
Corrected Text with an Explanatory Note by Robert Scholes and fifteen drawings
by Robin Jacques, Granada Publishing, 1982
M
5 comentários:
Lembro bem essa tua viagem e dos pormenores que foste dando
Luisa
Deve ser muito interessante esse livro a complementar The Dubliners de que gosto muito.
Provavelmente os turistas que nos visitam não vão às livrarias. Gostei desse teu detalhe.
Uma fotografia cheia de cor e movimento, tão bonita! E é claro que somos do tempo da escrita, dos livros e mapas, que seríamos sem essas descrições preciosas, de costumes, lugares e gente?
Mais um pais que não conheço e tenho muita pena. Também li o livro e gostei muito. Vou reler.
Teresa
Enviar um comentário