quinta-feira, agosto 13, 2009

"Globalização" por Bettips


9 comentários:

bettips disse...

Uma ligeira explicação/ou explicação ligeira:
Eu cá, voto na (des)GLOBALIZAÇÃO da "Terra" - no sentido de lucro só para alguns. Global a água, a ciência, a literatura, o progresso.
Cá vai a foto, que é de, imaginem, ano passado - como o tempo passa!
Duas pequenas peças pesando poucas gramas...com 9 etiquetas cada uma!!!!!!!!! exactamente as que se vêem e quando as comecei a cortar (18) reparei, com indicação de nomes de 15 países diferentes.
Ora ando eu a separar vidro, cartão, a pagar tratamento de resíduos sólidos, salvo seja, a ser taxada por respirar, "parcar", por beber, por comer, por viver, e até por ouvir, ... - estou a ser básica como os basics que comprei - e estes macacos permitem-se desperdiçar assim linha, papel, pano, tinta, tempo, dinheiro, trabalho etc etc???
Irritação tive com uma coisa tão comezinha... não só o Mc Donald's - com a venda de 190 hamburgers por segundo... - não só o KFC com os frangos nutridos enquanto o diabo esfrega um olho... Cada um vai fazendo pela vidinha (e nem falo nos chineses...) porque se move a roda como uma dobadoira doida.

Alucinaçõesminhas, num longo encore.
Abraços a todas/os

M. disse...

Mas há alguma coisa que seja perfeita neste mundo? Pois terás alguma razão, pois terás, mas como assegurar a informação devida a cada um que participa, individualmente ou como representante do seu país, na "feitura" do produto final? Se esse todo está espalhado por criadores e artesãos ou fábricas de vários lugares do mundo... Quem quer abdicar da sua própria parte anunciada no todo? Muito difícil e não sei se não seria injusto também.

bettips disse...

M.: falo "do desperdício". Falo do tal artesão que não, nunca saberá/aproveitará nada disto. Porque é feito em nome da economia global, funcionando e pulverizando as economias nacionais, em proveito das "multi".
É disso que falo.

Anónimo disse...

Uma autêntica escrava da moda, dominadora de marcas que usa roupa exclusiva com o "B" de Bettips...
Agrades

cristal disse...

É, de facto é enorme o desperdício que aquilo a que mais vulgarmente se chama globalização, conduz. Sobretudo o desperdício das pessoas que se tornaram como que supérfluas num contexto em que apenas os símbolos (as marcas) parecem ser reconhecidos.

Licínia Quitério disse...

O desperdício nunca acrescenta valor. E muito menos a quem produz. Já para não falar desse Planeta que nos alberga. Por enquanto...

Luisa disse...

Eles bem querem chegar a todo o lado à custa de muito, muito desperdício. Não sei se poderemos voltar aos tempos em que cada país fazia as suas "coisinhas" e delas vivia...

Justine disse...

Mas essa é uma das características da globalização: o desperdício, a distribuição ineficaz, o lucro unilateral!

Teresa David disse...

O que se retira daqui é que um objecto pode passar por várias mãos antes de chegar a nós.