quinta-feira, janeiro 31, 2013

AGENDA PARA FEVEREIRO DE 2013



Foto de M
 
«Experience is the name everyone gives to their mistakes.» 
 Oscar Wilde

Dia 7 - Ao jeito de cartilha: Proponho-vos que usemos a sílaba A” para formar as nossas palavras. Poderá ser colocada no início, no meio ou no fim da palavra que escolhermos. E não se esqueçam da fotografia.

Dia 14 - Reticências com a frase “O vazio” a iniciar o texto. Não esquecer a fotografia.

Dia 21 - Com as palavras dentro do olhar sobre fotografia de Rocha/Desenhamento

Dia 28 - Fotografando as palavras de outros sobre o excerto abaixo reproduzido, que considero muitíssimo interessante. Embora corra o risco de que este texto possa ser sentido por alguns como pesado ou perturbador, ele é, na minha opinião, uma reflexão sábia, e por isso mesmo também reconfortante, perante uma realidade que acompanha a existência humana.


«Conseguem imaginar a velhice? É claro que não. Eu não conseguia. Não era capaz. Não fazia a mínima ideia de como era. Não tinha sequer uma falsa ideia – não tinha imagem nenhuma. E ninguém quer outra coisa qualquer. Ninguém quer enfrentar nada disto antes de não ter outro remédio. Como vai ser? (...)
 (…) Compreensivelmente, é inimaginável qualquer fase da vida mais adiantada do que a nossa. Às vezes já vamos a meio da fase seguinte antes de nos darmos conta de que entrámos nela. (…) 
Há que fazer uma distinção entre morrer e a morte. Nem tudo é morrer ininterruptamente. Se somos saudáveis e nos sentimos bem, vamos morrendo invisivelmente. O fim, que é uma certeza, não tem de ser arrojadamente anunciado. Não, não podemos compreender. A única coisa que compreendemos acerca dos velhos quando não somos velhos é que foram marcados pelo seu tempo. Mas compreender apenas isso imobiliza-os no seu tempo, o que equivale a não compreender nada. Para aqueles que ainda não são velhos ser velho significa que já fomos. Mas ser velho também significa que, apesar de, e além de e para lá do nosso estado de ser, ainda somos. O nosso estado de ser está muito vivo. Ainda somos e sentimo-nos tão atormentados pelo ainda-ser e pela sua plenitude como pelo já-ter-sido e pela sua qualidade de passado. Pensem na velhice do seguinte modo: o facto de a nossa vida estar em risco é apenas um facto quotidiano. Não podemos esquivar-nos ao conhecimento daquilo que em breve nos espera. O silêncio que nos envolverá para sempre. Tirando isso, é tudo a mesma coisa. Tirando isso, somos imortais enquanto vivermos.» 
O Animal Moribundo, Philip Roth, Publicações Dom Quixote, Novembro 2008

3 comentários:

Benó disse...

Somos imortais enquanto vivermos. ADOREI!!!!!

Licínia Quitério disse...

Até o acho apaziguador, no sentido em que nos induz a uma reflexão sobre a transitoriedade e à aceitação da única certeza da vida que é justamente a morte. A velhice é o estado mais próximo dessa certeza. De resto, nada mais.

Justine disse...

Grande escolha, M.!Gostei muito de "O animal moribundo" e sou fã incondicional do Philip Roth!