quinta-feira, maio 14, 2020

3. Isabel



Se eu fosse ainda criança...

Brincava horas seguidas no quintal da minha casa ou às vezes na rua, no Verão.
Brincava com as bonecas e às casinhas, com a Maria José e a Tina. Tínhamos as nossas casinhas no quintal, caiadas de branco, com prateleiras para pôr a loiça. E as mobílias das bonecas, que o meu irmão mais velho nos fazia com as caixas de madeira onde vinha a marmelada.
Brincava aos cowboys com os miúdos da vizinhança e a minha irmã mais nova.
Ou víamos televisão à noite, na primeira televisão que apareceu lá na rua.
Jogávamos ao elástico com o Agostinho (que nunca mais vi...).
Nas férias grandes ia para a aldeia da minha mãe e eram os primos que vinham de França, os banhos na ribeira, os bolinhos feitos no forno de lenha...
Era um tempo feliz!
Dávamos valor às coisas.
E nesse tempo ainda não me faltava ninguém!

Isabel

7 comentários:

Justine disse...

Focaste um ponto importante, Isabel: na infância ainda nada ou ninguém nos morreu, o mundo é nosso e é amigável. Agora, a cada dia aumenta o nosso "cemitério interior"...

Anónimo disse...

Feliz infância
Luisa

bettips disse...

Tão bom brincar às donas de casa! E correr, correr.
Como dizes, as pessoas pareciam estar/voltar sempre, para as festas das famílias. E eternas (não eram).

Mónica disse...

também quero ir brincar com a casa das bonecas!

Isabel disse...

Não eram casas de bonecas, eram casinhas reais. Cada quintal (o meu e o das minhas vizinhas) tinha no fundo do quintal uma pequena divisão que era suposto ser um capoeiro ou uma arrecadação...era grande, tinha porta e uma grande abertura com uma rede. O meu irmão mais velho, a certa altura caiou-nos a casinha toda, de branco e colocou umas prateleiras de madeira nas paredes, para as loucinhas. Foi uma alegria! Foi a nossa casinha durante muito tempo (minha e das minhas irmãs). Brincávamos muito e eu era feliz.

A minha infelicidade daqueles tempos era a escola. Era demasiado tímida e detestava a escola.
Nem sei como fui para professora e gosto tanto de o ser, porque nunca gostei da escola, em idade nenhuma. Era uma prisão, uma seca, um tormento.
A vida tem destas coisas.

M. disse...

A tua descrição revela o teu entusiasmo de antes e também o de agora. Pelo que conheço de ti, estás toda aqui.

mena maya disse...

que bom revisitar uma infância feliz