quarta-feira, maio 06, 2020

5. Justine



Hoje acordei com o cheiro a pão quente. Um daqueles cheiros primordiais, telúricos, enriquecedores. O cheiro permaneceu dentro de mim, e dentro de mim se esboçou um sorriso: sei que é dia de R fazer pão no seu antiquado forno de lenha, sei que, como de costume, me será oferecido um desses pães ainda a deitar fumo, e que a oferta virá embrulhada num paninho de algodão branco, puído pelo tempo, mas onde ainda se consegue ler a inicial do nome de sua mãe, pertença de enxoval fora de moda.
Ah, a alegria das pequenas coisas! 

Justine

9 comentários:

Isabel disse...

Uma foto entre o presente e o passado, num cantinho cheio de memórias.
Há lá coisa melhor que o cheiro do pão acabado de fazer ? E se houver o cheiro do café associado, melhor ainda!

Anónimo disse...

Esses pequenos prazeres onde se aninham os sorrisos, teus e de nós!
Bettips

Mónica disse...

ai pão quente de manhã a fumegar e cozido em forno de lenha é ouro sobre azul!

umas torradas com café com leite ao sábado de manhã é o mais parecido que consigo ahaahahahahahah

Anónimo disse...

Já estou com fome só de imaginar o pão acabado de cozer. E que bonitos são os cestos.

Teresa

jawaa disse...


Texto quente como o pão quente.
Obrigada por esta mensagem doce.
Sabes que uma das minhas alegrias - nestes tempos de confinamento - tem sido fazer pão?!! Pão de verdade, com fermento de padeiro, depois junto-lhe cereais, nozes, e fica um cheirinho...

Isabel disse...

Também já fiz pão, pela primeira vez na vida, por estes dias.
tem-me saído bem!

Justine disse...

Meninas, a minha sobrinha e o meu filho estão também a fazer pão com massa-mãe (daquele que fica meio ácido e é um pitéu!). Acho que metade dos portugueses se transformaram em padeiros:-) :-) :-)

Anónimo disse...

Acabei de verificar que cometi um erro imperdoável no comentário acima. A última frase, para estar correcta, deve ser: "acho que metade dos portugueses se transformou em padeiros". Deve ser um efeito secundário do coronavírus…
Justine

mena maya disse...

um amanhecer tentador!