quarta-feira, maio 06, 2020

11. Mónica



As alegrias do meu amanhecer
Gosto do amanhecer, é de manhã que começa o dia, digo eu, gosto de acordar de manhã cedo, gosto da troca de “bom dia”, de um bom pequeno-almoço, de madrugar para começar uma viagem de farnel, gostava de acordar cedo para estudar, gosto de chegar cedo ao trabalho, telefonar aos clientes logo à primeira hora, organizar e planear o dia, a manhã é a parte do dia que mais gosto, cada manhã que começa é um livro em branco de possibilidades, e se possível tomar o segundo pequeno-almoço. Acordar e ver o sol a nascer é um privilégio, é contagiante a beleza do amanhecer. Tirei esta fotografia há alguns anos, o Nascente do Nordeste transmontano, o meu norte intuitivo, não sei porquê, se não visse o sol a nascer diria que ali era o Norte, chegava-me à varanda da cozinha, o meu lugar favorito, o meu refugio, a visão ampla do meu mundo que acabava ali, inconscientemente levantava a perna direita, pousava-a no murete, apoiava o cotovelo no joelho, o queixo na palma da mão e ficava parada, a ver o sol a aparecer vindo por trás dos montes, os gatos aproximavam-se em equilíbrio no murete a fazerem gincana nos varões da varanda, fazia-lhes uma festa sem tirar os olhos do sol, a terra a girar para baixo (ou para a esquerda), lentamente, assim começava mais um dia. Alegria, bom dia!
Mónica

8 comentários:

Justine disse...

Gosto muito do teu texto, Mónica, não só porque está muito bem escrito, mas também pelas afinidades que tenho com esse teu gosto de levantar cedo, pelo fascínio da luz do amanhecer, a luz mais fantástica para fotografar!
E no texto nem sequer faltam os gatos, uma outra minha paixão - que mais é preciso para começar bem o dia?

Isabel disse...

Também gostei do texto. Isso era na sua terra ou foi apenas em férias?

Antigamente gostava de ficar a estudar ou trabalhar pela noite dentro e não gostava de me levantar cedo. Hoje, ainda trabalho pela noite dentro, mas gosto de me levantar cedo.

Margarida disse...

Lindo texto, Mónica!

bettips disse...

Em terras sem prédios os amanheceres têm outro gosto, pé ante pé através dos montes. A tua descrição é muito bonita!

Mónica disse...

é a vista da casa onde vivi 18 anos, em Vila Real

jawaa disse...


Gostei de ler-te, Mónica, até porque partilho das tuas preferências. E fizeste lembrar-me outras madrugadas a acordar entre montes, outros lugares, outras latitudes, mas o mesmo sentir.

Anónimo disse...

Um bonito texto e gosto especialmente da fotografia.

Teresa

mena maya disse...

Como tu, gosto também do amanhecer, gosto de abrir a janela, deixar entrar a luz e sentir ainda o fresco da madrugada. Mas gosto também do silêncio da noite, o que às vezes torna difícil de conciliar os horários.

Gosto de te ler.