quarta-feira, abril 13, 2022

3. Justine

 

Juventude

Meados dos anos 60 do século passado. Le temps des copains, le temps de l’amour et de l’aventure! Amigas desde os 10 anos e colegas de colégio, conseguimos convencer os respectivos pais a darem-nos autorização para participarmos na viagem de fim de ano da turma de francês a Paris, prudentemente acompanhadas pela respectiva professora da disciplina, condição sine qua non para a autorização paternal! E lá fomos nós, um pequeno grupo de meninas, na aventura inimaginável de nos ausentarmos para o estrangeiro sem a presença familiar! Viagem de descobertas, de aprendizagem, de aventuras e de emoções, tendo talvez a maior sido a visão das pinceladas que um pintor na Place du Tertre em Montmartre fez do meu perfil, ali na minha presença! 

Viagem que estruturou amizades e nunca foi esquecida!

Foi, provavelmente, a partir daí que o bichinho das viagens me tomou para toda a vida!

Justine

9 comentários:

Licínia Quitério disse...

Em 1966 também fui desenhada nesse mesmo lugar mítico. Paris fazia parte do sonho da nossa Juventude.

Mónica disse...

parece a cena de um filme, o rapaz todo o ar de galã, a rapariga em primeiro plano senhora de si, a rapariga atrás com um ar de espera.. esta fotografia foi bem apanhada!!!

M. disse...

Place du Têrtre? Uma fotografia fabulosa! Parece mesmo uma cena de filme.

Anónimo disse...

Ficaram-me os olhos no lindo rapaz pintor
Luisa

M. disse...

Os meus também, Luisa. :-)) Mas olha que a rapariga também era bem gira, não admira porquê que ele a olhava.

bettips disse...

Realmente, estou como a Mónica: ainda há dias vi um doc sobre Robert Doisneau e Paris, pareces-me saída dele!

Anónimo disse...

Concordo com a Bettips. Parece uma fotografia do Doisneau, todos muito giros.

Teresa

Justine disse...

Vocês conseguem imaginar as vezes que este pintor foi falado no grupo das meninas durante o resto da viagem? Algumas queixavam-se de ele não as ter também desenhado, mas todas afirmavam unanimemente que ele era um grande "borracho"!! (lembram-se desta palavra tão anos-60?)

Mónica, a fotografia foi feita por uma colega do grupo de que perdi o rasto, mas que o destino fez encontrar há 4 ou 5 anos na universidade Sénior de Ourém!As voltas que a vida dá!

Luísa e M., os olhos de TODO o grupo das adolescentes à solta ficaram no pintor, claro...e ele merecia!

M. e B., e quem não é aos 18 anos??

Mena Maya disse...

Um pão, Justine! E tu la plus belle pour aller dancer!