quinta-feira, novembro 12, 2020

9. Mónica

Os anos 90 foram os anos de estabilidade, consolidação, formação, importantes conquistas para a vida, fui mãe outra vez e passei a fazer contas, e não só, com uma máquina de calcular Casio, depositei a minha vida na máquina de calcular, com programas na memória, fórmulas que me esquecia, o volume de um cone por exemplo, porque elas estavam ao alcance de uma tecla e instruções de cálculo. A máquina tem duas pilhas, uma que alimenta a memória e outra para trabalhar, uma espécie de ROM e RAM de um pequeno computador, cada vez que uma das pilhas falhava (a ROM só foi trocada uma vez) ficava em pânico, e agora, as contas, as fórmulas, os programas de cálculo, como é que vou viver? Grandes aventuras de matemática, betão armado, teoria de estruturas, resistência dos materiais, hidráulica, sem a máquina seria impensável dimensionar o que quer que fosse, até as cábulas com os três critérios de convergência para o Euro gravadas na memória da máquina me safaram no exame de economia, maravilhoso paralelepípedo, arranjei um estojo para o proteger e gravei o meu nome porque me avisaram que na faculdade no Porto havia muitos roubos de máquinas de calcular. Foi-me oferecida, com amor e incentivo, custou 35 mil escudos, um luxo para o meu orçamento. Não sei se consigo explicar o quão importante foi na minha vida esta máquina de calcular: não só de estudante como de profissional e até pessoal, gravava na máquina tudo o que eu achava que não podia viver sem. Agora está por aí enfiada numa qualquer prateleira, tive que a procurar, não sabia dela, não a uso, um objeto que era tão íntimo, tão imprescindível, tão absoluto, está completamente desprezado, é assim, a importância dos meus anos 90 relativizada.

Mónica

3 comentários:

Licínia Quitério disse...

Cá em casa houve (e há)um igualzinho, mas o meu marido é que sabia usá-lo. Os nossos sótãos ...

M. disse...

Bela descrição do que representou para ti esta máquina. E o final do texto revelador do teu sentido pragmático perante a vida.

Justine disse...

Mas o teu texto é uma declaração de amor dependente e agradecido, Mónica! Demonstraste bem a importância que teve para ti esse pré-computador...