quinta-feira, novembro 19, 2020

3. Justine

Foi um projecto colectivo, de um grupo de amigos amantes de livros e tendo a cultura como elemento indispensável da vida. Nós, reformados de fresco, decididos a viver na aldeia, nada havia em Ourém que nos pudesse alimentar essas nossas necessidades. Reunimos então os amigos mais próximos, e das ideias e projectos nasceram as acções, e o Som da Tinta, Livraria & Editora, Ldª nasceu logo a seguir.

Foi gratificante enquanto durou: escolher os livros que queríamos ter na loja, contactar com os escritores para virem falar dos seus livros, ajudar as escolas a organizar feiras de livro, convidar pintores para fazerem exposições e músicos para darem concertos, e tantas, tantas outras actividades. Tudo foi gratificante, mas acima de tudo mantenho vivas nas minhas recordações as conversas com os jovens que à tarde, depois das aulas, passavam pelo Som da Tinta e pediam sugestões de leituras, faziam perguntas e ouviam atentamente as respostas.

Nunca Ourém teve um polo cultural como foi o Som da Tinta – mas, como tudo, acabou por morrer…

Justine

3 comentários:

Mónica disse...

muito interessante, é pena que tenha morrido, e porque morreu?

Justine disse...

Mónica, morreu porque surgiram vários pontos de venda de livros na cidade (correios, supermercados, tabacarias), nós deixámos de vender o suficiente para pagarmos os custos fixos. Ainda aguentámos do nosso bolso quase 2 anos, mas não pudemos continuar...

Anónimo disse...

Que pena ter acabado um projecto tão interessante.

Teresa