quinta-feira, novembro 05, 2020

6. M.

Esta década da minha vida foi particularmente criativa, cheia de encontros com amigos e iniciativas divertidas, entre elas a organização de uma viagem de carro em fins de Agosto de 1986 a alguns países da Europa, com mais dois casais amigos e respectivos filhos. Prevendo-se a necessidade de comunicação entre as três famílias em andamento na estrada, preparámos o documento abaixo, antecipando o gozo que ele nos iria proporcionar quando posto em prática.

Parávamos para comer em lugares aprazíveis destinados aos viajantes, estendíamos sobre as mesas de pedra ou madeira a toalha de algodão aos quadradinhos azuis e brancos usada habitualmente nos piqueniques das festas das crianças, e espalhávamos sobre ela o que tínhamos comprado em supermercados ou lojinhas nas cidades ou vilas onde pernoitávamos. Há 34 anos ficávamos encantados com a variedade de alimentos apetitosos e com as balanças onde pesávamos a fruta, escolhendo no ecrã a imagem com o preço correspondente, facilidade agora vulgar nos nossos hipermercados.

Foi uma viagem divertidíssima que recordo com enorme saudade. Muita coisa haveria a contar do que vimos e aprendemos. Acabo este curto relato mostrando-vos um dos postais desenhados por Jean-Jacques Waltz, também conhecido por Hansi, natural de Colmar. Acho particular graça à cena retratada e sorrio a imaginar os seis adultos e sete adolescentes viajantes que nós éramos trocando de lugar com aquelas personagens de anos anteriores a 1986…

GRANDE EXCURSÃO “PIQUENIQUES DA EUROPA

 COMUNICAÇÃO ENTRE VIATURAS

 A Caravana é constituída por três viaturas:

 - CF (Carro da Frente)

- CM (Carro do Meio)

- CT (Carro de Trás) 

Prevendo-se a necessidade de comunicação entre estes em andamento, propõe-se o seguinte esquema:

1 – Necessidade urgente de parar (chichi, vómitos, diarreia, etc.)

1.1– CF para CM: Ligar os 4 piscas

1.2 - CM para CT: idem

1.3 – CT para CM: Acender os máximos 3 vezes seguidas rapidamente. Repetir o sinal até ser visto.

1.4 – CM para CF: idem

1.5 – CM para CF e CT: Faz simultaneamente os sinais referidos em 1.1 e 1.3

2 - Convite para parar (significa que os ocupantes do referido carro já estão interessados em parar para comer, tomar uma bica, esticar as pernas, etc.)

2.1 – CF para CM: Abre a janela e acena com pano amarelo

2.2 – CM para CT: Idem

2.3 – CT para CM: Acende os máximos UMA vez prolongadamente. Repete se necessário.

2.4 – CM para CF: Idem

2.5 – CM para CF e CT: Faz simultaneamente os sinais referidos em 2.1 e 2.3

3. Resposta ao “Convite para parar”

Este sinal obriga a resposta que pode ser de dois tipos: uma será de concordância, a outra será do tipo “Já?” ou “Não será muito cedo?”

3.1 - A resposta afirmativa para o carro da frente ou de trás é constituída por duas buzinadelas curtas correspondendo uma à letra “O” e a outra à letra “K”, isto é, “OK”.

3.2 - A resposta não afirmativa será uma buzinadela longa equivalente a “JÁÁÁ?”

NOTA - Cada carro deverá levar um pano amarelo.

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Waltz

M

3 comentários:

Margarida disse...

Espectacular, M! Esse documento seria hoje substituído por 1 telemóvel, mas c/ muita mais graça!

Mónica disse...

gostei da lista numerada. acho piada a dinâmica da viagem. imagino que não tenha sido fácil coordenar tanta gente e agradar a todos, mas é bom exercício. parabéns pela aventura!

Justine disse...

Como era viver com imaginação, construir os dias à nossa medida, descobrir as alegrias das pequenas coisas! Acredito que tenhas muito boas recordações dessa viagem!