quinta-feira, novembro 01, 2007

"Voz" por Licínia

23 comentários:

mena maya disse...

A voz do tempo em que ainda não havia TV, gira-discos, leitores de cassetes, leitores de CDs, mp3-players etc. etc.
Peça de museu!

None disse...

Muito bonita esta foto.

APC disse...

O preto e branco transformou a imagem num postal!!!

(e o tempo transformou aquele rádio numa torradeira, eheheh).

Muito bem!

bettips disse...

Boa foto, com tudo o que nos remete para as antigas vozes em casa!

Maria Carvalhosa disse...

Desculpa, Licínia, mas tenho que fazer "copy-paste" do comentário que deixei na "voz" da Luísa:
A nostalgia de uma voz que, no passado, representou, talvez, a primeira janela do e para o mundo, na perspectiva da já mais do que gasta expressão hoje em dia utilizada: "a aldeia global".

Anónimo disse...

Tudo bem 'compostinho', mesmo ao gosto da época.
O rádio em destaque,é claro; tratado com muita consideração (um jarrinho de flores por companhia e assente numa toalhinha à maneira).

Licínia Quitério disse...

Ó Anónimo,

Por que razão não deixa de o ser? Os seus comentários até são aceitáveis.

Ao menos invente um pseudónimo. Já disfarçava um pouco essa timidez.

M. disse...

Palmas, Licínia!

Anónimo disse...

Este rádio faz-me lembrar a VOZ dos "parodiantes", do "zeca e lélé", e de mt outros programas, as novelas "simplesmente maria"...

Anónimo disse...

Evocação de uma casa portuguesa, anos 40. Bela fotografia

Teresa Silva

APC disse...

Preciso de ajuda! (Ainda não psiquiátrica, eu acho)...

Quando passo os olhos por esta imagem, vêm-me à memória duas cançonetas que sei de cor mas não identifico de maneira nenhuma:

I

Canta lá cachopa
Uma cantiga
Salta lá sem medo
Esta fogueira
Abre-me esses olhos,
Anda rapariga,
Porque o teu olhar
Ilumina a rua inteira

II

E a paz que há na Terra
Quando a noite flutua
Brilha a giesta na serra
À luz branca da lua


(...)

É terrível, isto!... A melodia também está intacta, mas não tenho qualquer informação de suporte! :-O
Vai um help? :-)))

Ai Licínia, Licínia!...

(Lol)

mena maya disse...

apc,a primeira tambem cantarolava a minha mae, mas estou como tu, mais nao sei...
Nao serviu para desvendar o misterio, mas para te fazer companhia na "ignorancia"...
Beijinho

Licínia Quitério disse...

APC

Aqui me surge uma pista: Mirita Casimiro em Maria Papoila.
Vou tentar arranjar mais dados. A minha Mãe cantava essas canções.

Nesta telefonia nasceu o meu encanto pelas grandes vozes do cantar e do dizer. Até hoje.
E digo, como podes ver em http//:dovoar.blogspot.com.

Um abraço, Amiga.

As voltas da vida.

Isabel disse...

Éna belissima fotografia.
Gosto muito dessas vozes de antigamente.
Enternecem-me sempre porque me lembram a minha avó e morro de saudades dela.
Adoro fotografias a preto e branco.

Um abraço

Isabel

Isabel disse...

Éna belissima fotografia.
Gosto muito dessas vozes de antigamente.
Enternecem-me sempre porque me lembram a minha avó e morro de saudades dela.
Adoro fotografias a preto e branco.

Um abraço

Isabel

Luisa disse...

Antes de chegar a televisão, a telefonia era o objecto mais importante duma casa e nem todos o tinham. As pessoas juntavam-se em casa desses felizardos para ouvir os relatos de okey em patins. Imagine-se...

APC disse...

Mena... Acompanhada sempre é melhor! :-)

Licínia: Ahahahahah... Olha só as coincidências da vida, minha amiga!... Então não é que nós as duas já havíamos tido essa conversa (aqui)?!? A Maria Papoilaé a outra:

(...)
Eu no campo era papoila
Tinha o nome de moçoila
Que na terra anda a lidar
Pois a sorte bem dizia
Como sou também Maria
Tinha d'ir p'ró pé do mar
(...)


[As voltas da vida!;-)]

Agora vou ler-te!!! :-)))

APC disse...

Li!!!
Ah, pois dizes!!! :-)))

R. Coelho da Rocha, em Campo de Ourique?! Quem sabe, quem sabe?... :-P

Gostei de saber destes voos! :-)

Anónimo disse...

Para atender o pedido da APC sobre a interprete da canção, consultei o meu primo Quim e foi esta a resposta que ele me deu

"Luisa
Consultei uma das minhas "enciclopédias", Zézé, e informou-me que a intérprete de
"Canta lá cachopa ....." foi a grande actriz revisteira IRENE ISIDRO. Recordámos que ouvimo-la cantar
numa bonita Revista no Coliseu, mas cujo nome não nos lembramos ... por agora !
Saudades e boa música
Quim"

Anónimo disse...

Um complemento à informação do meu primo Quim:"A Irene Isidro interpretava o "Canta lá cachopa...." na revista "Há Festa no Coliseu", em 1946 !"

APC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
APC disse...

Não é incrível, esta nossa Luísa? :-)))
Obrigada, mil obrigadas!!!
Esta eu já não vou esquecer! :-)
Beijinho, com amizade.

Belisa disse...

A caixa das vozes!
Bonitas recordações.