quinta-feira, maio 04, 2023

9. Mónica

Povoação – há uma povoação em Trás-os-Montes que se chama Povoação, antigamente tinha uma paragem de comboio, deixou de ter quando as gentes de bem acharam que fazer autoestradas e fechar linhas de comboio é que era bem feito, e agora não sei, talvez o frenesim eco-turístico lhes tenha reativado a linha do comboio. Quando vi a palavra povoação no desafio lembrei-me logo de Povoação, andava por ali em trabalho, neste século, porque houve uns dinheiros vindos da Europa para a construção de saneamento básico (água, esgotos e pequenas estações de tratamento de esgotos, coisa fina naquelas bandas). Tive que abordar os donos das casas para lhes explicar que precisávamos de mexer nas suas vidas e nos seus pertences e deparei-me com uma casa verde, numa ruela pedonal íngreme revestida a pedra e terra batida remexida pela chuva, a dona da casa uma senhora velha da vida, olhou para mim e disse façam o que quiserem, se vou ter água aqui à porta, dava-me jeito, já não tinha que ir lá abaixo buscar a água, está a ver e foi aí que vi na escura sala/cozinha a cama de casal com dois homens debaixo das mantas, os meus filhos são deficientes coitados não podem ajudar e a minha filha sai cedo para trabalhar. Povoação GPS 41.223031, -7.751979.

Mónica

7 comentários:

Margarida disse...

Escreves muito bem, Mónica. Adoro a maneira escorreita da tua caneta. Já pensaste em fazer uma incursão pela escrita? Era giro...

Anónimo disse...

Sem vermos propriamente a aldeia, ficamos a conhecê-la pelo escrito descritivo do que será.
Luisa

Mónica disse...

Obrigada Margarida, escrever umas linhas ainda vá, uma página A4 não sai

bettips disse...

Uma descrição tão pungente, Mónica. Quantos lugares, quantas pessoas sós nos seus dias. Às vezes, faz falta ler uma descrição como a fazes. Sem "rodriguinhos".
O "dava-me jeito" da senhora é uma candura.

Justine disse...

Um retrato muito bem desenhado das condições em que muita gente vive nas aldeias, escreveste-o de modo a sentir-se a tua ternura por essa velha senhora e pelas suas condições de vida...

Anónimo disse...

Bonito texto sobre uma história de vida triste e sofrida.

Teresa

Zambujal disse...

Um pedaço de vida muito bem contado. Obrigado.